Como instalar jogos da Play Store bloqueados no Brasil usando uma VPN

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar jogos da Play Store bloqueados no Brasil usando uma VPN

A Google Play Store conta com milhões de aplicativos para baixar, mas nem todos estão disponíveis aqui no Brasil. Isso acontece porque algumas desenvolvedoras optam por restringir o uso de suas ferramentas em alguns países, seja por questão de logística ou segurança.

É aí que muitos usuários recorrem à chamada VPN (Virtual Private Network). Trata-se de uma rede privada que interliga comunicações entre computadores e outros dispositivos bloqueados a outras redes que possuem acesso liberado a determinadas credenciais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A principal característica dessa tecnologia é que a VPN permite navegar ou utilizar serviços na internet de forma anônima em conteúdos não liberados no seu país. Por meio dela, é possível, por exemplo, visitar páginas nos Estados Unidos bloqueadas para os brasileiros, uma vez que a VPN esconde seu endereço de IP, fazendo pensar que você está em território norte-americano, mesmo morando no Brasil.

A sigla ganhou mais destaque no ano passado, quando a Netflix passou a bloquear VPNs, até então usadas para assistir a filmes e séries acessíveis apenas em alguns países. Mas o bloqueio vai além e já vale para programas e jogos lançados pelas lojas de apps do seu smartphone. No tutorial abaixo, vamos ensinar como usar uma VPN para baixar games da Play Store que possam estar disponíveis em outros países.

Configure a VPN

Uma VPN pode ser configurada manualmente, mas vamos usar um aplicativo chamado VPN1Click para facilitar o processo. Baixe a ferramenta pela Play Store.

Esconda-se do mundo

Não abra o app ainda. Antes, vá até as configurações do seu Android, depois em "Localização", na seção "Pessoais", e desative a sincronização de dados para que o aparelho não defina sua localização atual (no caso, o Brasil) ao acessar a internet. Feito isso, reinicie seu dispositivo.

Escolha sua localização

Agora sim inicie o VPN1Click. Selecione algum país para se conectar, de preferência algum onde o jogo que você quer baixar esteja disponível. Clique na bandeira do país em questão e aguarde até que a conexão seja estabelecida, o que pode demorar alguns segundos. Quando isso acontecer, note a mensagem "IP Real e País de Origem", que já terá sido alterada para o país selecionado anteriormente.

Procure  seu aplicativo

Acesse a Play Store e procure o aplicativo que estava restrito. Se ele não aparecer, busque pelo link na internet. Ao abri-lo, você verá que o botão de "Instalar", até então bloqueado, estará visível. Toque no botão de "Instalar", mas logo em seguida cancele o download tocando no "X". É necessário realizar esse procedimento para não comprometer seu dispositivo, já que redes VPN públicas não oferecem muita segurança.

Volte para seu mundo

De volta ao VPN1Click, toque na bandeira do país selecionado para uso da VPN e clique no símbolo de uma chave na barra de notificações para se desconectar da VPN. Toque em "Desconectar".

Faça seu download

Por fim, chegou a hora de baixar o conteúdo no seu aparelho, sem precisar usar a VPN. Acesse novamente a página do aplicativo na Play Store e clique em "Instalar".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.