A Apple aposta forte na realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) como a tecnologia do futuro — e nós já até falamos disso aqui no TecMundo. A base dessa aposta é o ARKit, o kit de desenvolvimento da Maçã para que desenvolvedores criem aplicações neste âmbito, o que tem dado algum resultado. Depois de trazer o Minecraft para o “mundo real”, o pacote da Apple agora permitiu a criação de um “portal dimensional”.

A agência francesa Nedd produziu um clipe curto no qual mostra uma porta para outra dimensão localizada no meio de uma calçada. E o mais legal é que a passagem se mantém fixa no chão mesmo enquanto a câmera — no caso, um iPhone — se movimenta. Ao transpassar o portal, você é “levado” para outra dimensão, algo no estilo O Mundo Imaginário do Dr. Paranssus, filme de Terry Gilliam de 2009.

Esse pequeno vídeo contém uma síntese exata das grandes possibilidades abertas pela realidade aumentada, especialmente no âmbito do entretenimento e da ciência. Imagine um parque de diversões no qual você está equipado com headsets de AR e pode, assim, visitar dinossauros, outros planetas ou o centro da Terra.

A Apple não quer ficar atrás de outras gigantes da tecnologia e vai incluir o suporte à realidade aumentada no iOS 11, que será lançado ainda no terceiro trimestre deste ano. O que será que o futuro da AR nos reserva tanto pelas mãos da Apple quanto pelas criações de outras desenvolvedoras?

Cupons de desconto TecMundo: