Novo app bloqueia SMS de propaganda automaticamente no Android

1 min de leitura
Imagem de: Novo app bloqueia SMS de propaganda automaticamente no Android
Imagem: Google Play

Com o advento dos mensageiros como WhatsApp e Telegram, o velho SMS está se tornando “terra de ninguém”. Boa parte das mensagens desse tipo que recebemos é de empresas oferecendo TV por assinatura, promoções indesejadas ou até mesmo ofertas suspeitas. Para não precisar lidar com esse tipo de coisa, é possível usar apps como o Truemessenger.

Ele consegue bloquear boa parte dessas mensagens indesejadas, ou spams, sem que você precise cadastrar números dos quais não quer receber SMS. Há uma comunidade de cerca de 150 milhões de usuários colaborando para identificar indivíduos que enviam spam por SMS e fazem ligações indevidas. Dessa forma, o Truemessenger cria uma barreira de proteção contra coisas inúteis, assim como acontece no seu email.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso você continue recebendo SMS indesejado, é possível reportar o remetente como spammer e, com isso, ele entrará para a lista negra do Truemessenger. Assim, nenhum outro usuário do serviço será incomodado por ele novamente.

15% é spam

Segundo a desenvolvedora desse app colaborativo, cerca de 15% de todo o tráfego de SMS no mundo é de spam. Por isso, eles resolveram elaborar uma ferramenta como essa, que substitui o app tradicional de mensagens do seu smartphone por algo mais funcional.

Além disso, o app cria um banco de dados com nomes de pessoas e fotos atreladas a números de telefone. Com isso, se algum desconhecido enviar um SMS para você, as chances de conseguir identificá-lo ficam maiores. Há ainda a possibilidade de criar filtros específicos, bloquear números sem colocá-los na lista colaborativa de spam, entre outras funções.

O Truemessenger está disponível apenas para Android por enquanto, mas foi desenvolvido pela equipe do Truecaller, que oferece funcionalidades similares, mas focadas em ligações.

“Estamos vivendo um verdadeiro ‘faroeste’ quando o assunto é mensagens spam que recebemos em nossos smartphones, e, apesar da evolução dos serviços em outras áreas, pouco foi feito para conter o número torpedos indesejados recebidos via SMS diariamente”, comentou Alan Mamedi, CEO & cofundador do Truecaller, ao veículo oficial da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.