Olimpíadas 2012: receba SMS toda vez que o Brasil ganhar uma medalha

2 min de leitura
Imagem de: Olimpíadas 2012: receba SMS toda vez que o Brasil ganhar uma medalha

(Fonte da imagem: LOCOG)

Há uma saída para aqueles que não podem acompanhar os Jogos Olímpicos com tanta dedicação. O analista de sistemas Daniel Santos criou, recentemente, uma regra no site IFTTT que envia um SMS sempre que um atleta brasileiro conquista uma medalha durante a competição.

Para usar essa "mamata", você precisa, antes de tudo, criar uma conta no site IFTTT. Para quem não conhece, esse é um serviço que permite a criação de regras condicionais com o propósito de colocar a internet para trabalhar para você. Basicamente, essas regras obedecem ao padrão if this then that, ou seja, “se isso acontecer, então faça isso”.

Dessa forma é possível, por exemplo, criar uma “receita” (“Recipe”) estabelecendo que, toda vez que você publicar uma foto no Instagram, ela deve também ser copiada para uma pasta do Dropbox, fazendo assim um backup automático de suas imagens. No total, são mais de 50 serviços web que podem ser usados com o site, sendo que um deles é o serviço de triggers da ESPN, lançado por causa das Olimpíadas deste ano.

Configurando a receita com o seu celular

Depois de criar o seu perfil no site, chegou a hora de acessar a regra criada pelo Daniel. Porém, ela exige algumas configurações prévias, como habilitar os canais ESPN e SMS em sua conta. Para isso, clique sobre o botão “Activate” de cada um deles e, na janela popup que se abre, confirme a operação.

Clique em "Activate" para ativar o canal em sua conta (Fonte da imagem: Reprodução/IFTTT)

Você perceberá que existem alguns passos adicionais no caso do SMS Channel. O fato é que, para garantir que você é o dono do aparelho, o IFTTT enviará uma mensagem para o seu celular contendo um código numérico. Você deve informar esse código para validar a informação e ativar, efetivamente, o recurso de SMS em seu perfil.

Informe o número de celular no formato indicado pelo IFTTT (Fonte da imagem: Reprodução/IFTTT)

Mas atenção: nem todas as operadoras brasileiras são suportadas pelo serviço. Em nossos testes, realizados com um número da TIM, não tivemos problemas para receber o código enviado pelo site. Além disso, na hora de informar o seu número, não se esqueça de seguir o padrão indicado pelo site: 00 + 55 + DDD + número do telefone. Confira a imagem acima para ter certeza de que está fazendo corretamente.

Depois de indicar o código numérico de quatro dígitos no campo “PIN”, clique em “Activate” e, em seguida, no botão “Done”. Para finalizar a configuração, role a página até o final e clique no botão “Use Recipe” (Usar Receita). Dessa forma, você será informado por SMS sempre que o canal da ESPN atualizar o quadro de medalhas do Brasil.

Clique em "Use Recipe" para ativar efetivamente a receita em seu perfil (Fonte da imagem: Reprodução/IFTTT)

Se preferir, você também pode criar uma receita própria ou adaptar essa às suas preferências, escolhendo outro país a ser acompanhado e até mesmo o tipo de conteúdo a ser recebido em seu celular. Uma das opções fornecidas pela ESPN, por exemplo, diz respeito à quebra de recordes olímpicos.

Fonte: Daniel Santos, IFTTT

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.