Android Lollipop é mais estável que iOS 8, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Android Lollipop é mais estável que iOS 8, diz estudo
Imagem: VidxHD

Uma história que muita gente conta quando compara aparelhos Android com iPhones é o fato de o SO da Apple ser supostamente mais estável. Contudo, um estudo realizado através de uma aplicação especializada em avaliar desempenho chamada Crittercism, o Android Lollipop é de fato mais estável que o iOS 8. A diferença entre os dois é pequena, mas de forma alguma é insignificante, uma vez que as taxas de fechamentos inesperados têm diminuído muito nos últimos anos.

De acordo com essa plataforma, o sistema operacional da Google registrou uma taxa média de “crashes” de 2,0% enquanto o da Apple ficou com 2,2%. Curiosamente, o iOS 8 se mostrou mais instável que o seu antecessor, o iOS 7, que marcou 1,9%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Versões anteriores do Android tinham significativamente mais problemas de estabilidade. O KitKat marcava 2,6% e o Ice Cream Sandwich também. Não há dados sobre o Jelly Bean. Isso quer dizer que, basicamente, a Google conseguiu tornar seu SO mais estável mesmo fazendo uma grande atualização de interface e de funcionalidades. Enquanto a Apple fazia mudanças semelhantes, o iOS ficou um pouco mais problemático.

Rumor

Há rumores de que a Maçã estaria muito determinada a reverter esse quadro desvantajoso. Por isso, o desenvolvimento do iOS 9 — que deve chegar ao mercado na segunda metade de 2015 — estaria focado quase que exclusivamente em desempenho. A Apple estaria, portanto, focada em acabar com todo tipo de bug e tornar seu SO mobile muito mais estável. Até que ponto esse rumor pode ser confiável, ninguém sabe, mas você pode conferir mais detalhes aqui.

É bom lembrar também que essa plataforma de avaliação de desempenho analisa o uso de vários apps diferentes em sistemas operacionais diferentes. Além do mais, há várias razões para um app fechar inesperadamente. Pode ser um erro de código dele, do SO ou uma interferência de outra ferramenta em seu funcionamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.