Windows Phone 7: primeiras impressões

2 min de leitura
Imagem de: Windows Phone 7: primeiras impressões

Já foram publicadas no Baixaki as primeiras informações sobre o Windows Phone 7, o novo sistema operacional da Microsoft para celulares. Novas demonstrações foram feitas na Mix 10, trazendo mais informações sobre este produto tão esperado, que só deve chegar ao mercado no final deste ano.

Como a grande inovação do Windows Phone 7 fica por conta da experiência do usuário, baixamos o SDK do sistema operacional para trabalhar um pouco no emulador e ter um gostinho de como ele vai funcionar nos aparelhos.


À primeira vista, o Windows Phone 7 chega a lembrar o Android visualmente, principalmente no menu de opções dos aplicativos. O novo SO da Microsoft exige mais dos fabricantes, uma vez que algumas características são indispensáveis nos aparelhos.

A primeira delas é que o foco de sua funcionalidade está na tecnologia touchscreen, que precisa ser multitoque – com, no mínimo, quatro pontos. Isso faz com que apenas três teclas sejam necessárias no aparelho: a home (com a logo do Windows), uma tecla para voltar e outra de procura, que acessa o Bing.

Windows Phone 7


A tela touchscreen é fundamental para toda a movimentação no aparelho. Ao contrário da experiência do Android, que traz uma tecla para acessar o menu de configurações dos aplicativos e do aparelho, o Windows Phone 7 faz com que todas as configurações sejam acessadas através do toque.

A troca de telas é animada, simulando o ato de folhear a página de um livro. O emulador, que funciona através do Visual Studio 2010, permite que você altere o tema entre claro e escuro, com quatro opções de cores principais (laranja, verde, vermelho e azul).


Por ora, o emulador traz um só aplicativo: o navegador Internet Explorer. Além de testar o visual das páginas, podemos trabalhar com o acelerômetro, visualizando os sites na vertical ou na horizontal – que funcionou somente com o emulador virado para o lado direito.

Windows Phone 7


A visualização das páginas é muito boa, não importando se o aparelho está em pé ou deitado. Além disso, é possível dar um zoom para fazer suas leituras e também buscar termos que pretende encontrar nas páginas.

Através do Internet Explorer, podemos testar o teclado, que se assemelha, também, ao teclado do sistema operacional do Google. Nas configurações do Internet Explorer para Windows Mobile 7 é possível adicionar uma página aos favoritos, visualizar a lista dos seus sites preferidos e também adicioná-lo à homescreen, na forma de Live Tiles.

Live Tiles são os quadrados presentes na homescreen do Windows Phone 7, que funcionam como atalhos para seus aplicativos favoritos ou para visualizar atualizações de sites e redes sociais. Você adiciona seus sites favoritos e tem acesso mais rápido a eles.

Windows Phone 7


O WP7 tem, inclusive, um sistema parecido com aquele oferecido pelo Motblur, da Motorola, que permite ao usuário conectar várias redes sociais e atualizá-las ao mesmo tempo, em um só clique. Além disso, o usuário pode visualizar seus contatos recentes e integrar Facebook e Windows Live, tudo isso pelo plano de dados ou de uma conexão Wi-Fi.

Mal podemos esperar por este novo lançamento da Microsoft, que logo de cara mostra-se um grande concorrente na briga com o iPhone OS, Android e Symbian. Com um visual muito mais bonito e simples do que a versão 6.5, o Windows Phone 7 tem tudo para dar ao usuário uma experiência super completa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.