A LogMeIn, multinacional famosa por suas soluções de suporte remoto, anunciará hoje (22) a chegada de seu mais novo produto no mercado brasileiro. Estamos falando do Lens, um recurso que será implementado no Rescue, principal produto mantido pela companhia. O TecMundo obteve acesso às informações antes de outros veículos brasileiros e a teve a oportunidade de conversar com Gustavo Boyde, gerente da marca para a América Latina.

Ainda que o conceito do Lens seja novo, ele é um tanto intuitivo. Basicamente, ele permite a equipe de suporte técnico possa visualizar o problema do cliente através do smartphone ou tablet do próprio, dando as instruções sobre como o cidadão deve proceder para resolver sua situação através do próprio dispositivo móvel. Estabelecida a ligação, o operador enxerga através da câmera de um aparelho Android ou iOS, usando o componente como “olhos”.

Isso permite que o LogMeIn Rescue passe a ser utilizado também por empresas que planejam oferecer suporte à distância para dispositivos não-conectados. Boyde exemplifica: é possível ajudar remotamente o próprio cliente a resolver problemas em máquinas de lavar roupa, televisores, máquinas fotográficas e outros dispositivos que não estão ligados à internet. O vídeo que abre esta notícia, elaborado para o lançamento internacional do recurso, mostra um exemplo interessante de aplicação para a nova tecnologia.

O fim das visitas técnicas?

O mais interessante são os recursos de interatividade presentes no Lens: ele utiliza uma técnica que lembra muito o conceito de realidade aumentada para permitir que o suporte faça “desenhos” na tela do celular do cliente. O bacana é que essas anotações permanecem paradas no local onde foram inseridas, como se tivessem feitas no mundo real, e não se perdem mesmo se você mover a câmera de lugar.

Outro aspecto interessante do Lens é que ele adapta a qualidade da transmissão de vídeo automaticamente para adequar-se à velocidade da banda larga do consumidor. O novo recurso será disponibilizado através de uma atualização que deve chegar hoje aos dispositivos Android e iOS – de acordo com Boyde, o sistema operacional Windows Phone deve receber a novidade em breve. A edição de BlackBerry não será compatível com a tecnologia.

O Lens também será adicionado gratuitamente ao painel de soluções de empresas que já utilizam o Rescue, e o executivo comenta que eles ainda estão apresentando a nova funcionalidade para seus clientes. Porém, por ser uma ferramenta que possibilita suporte remoto para praticamente qualquer tipo de produto, Boyde acredite que companhias de outros segmentos variados passarão a adotar a solução em breve.

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