Como gerenciar senhas dentro do Firefox

6 min de leitura
Imagem de: Como gerenciar senhas dentro do Firefox

Começa mais um tutorial do Baixaki, que agora vai listar três opções de gerenciamento de senhas para quem usa o navegador da Mozilla, o Firefox. O browser tem esse recurso por padrão, o que é comum nesse tipo de software, mas você verá como é fácil aprimorar e aumentar as possibilidades com sincronização, criação de perfis de senhas e muito mais.

Pré-requisitos

Controle suas senhas!

LastPass

Uma das melhores opções para gerenciamento de senhas no Firefox é o LastPass. Ele é traduzido para o português e apresenta ferramentas adicionais que vão além do simples armazenamento de senhas.

O primeiro passo da instalação é a escolha do idioma. Entre várias opções, encontra-se o português. É possível instalar o LastPass para Internet Explorer, Firefox e Chrome; escolha o seu navegador e marque a caixa correspondente. Na mesma janela, atente à opção “Deixe-me especificar opções avançadas da instalação”. Caso você não a selecione, o próprio programa define as configurações básicas de uso. Caso contrário, você tem a chance de deixar o programa mais adequado à sua necessidade, como mostraremos a seguir.

Início da instalação do LastPass.

Prosseguindo com a instalação, é possível definir se o LastPass deve substituir o gerenciador de senhas padrão do navegador de sua escolha. Você também opta pela instalação ou não de ícones na Área de trabalho e na Barra de iniciação rápida.

Definições para prosseguimento da instalação.

Em seguida, você deve criar uma conta LastPass ou informar seus dados caso já tenha uma. Para fazer a conta, basta utilizar um endereço de email válido e criar uma senha com lembrete.

Muito importante: o LastPass não sabe a sua senha e não mantém nenhuma cópia para garantir que seja mantida em sigilo. Portanto, não se esqueça dela, e capriche na dica para se lembrar com facilidade se for o caso.

Criação de conta, caso você não tenha uma.

O próximo passo da instalação envolve a importação de dados e senhas armazenadas no seu computador. Importando-as para o LastPass, elas podem ser criptografadas e, portanto, passam a ser mais seguras.

Ao concluir a instalação, pode-se assistir a um vídeo tutorial que ensina os básicos do gerenciador de senhas. É uma boa maneira de se familiarizar com as funções essenciais. O vídeo, apesar de inglês, ilustra bem o primordial do LastPass.

Como usar

Com o plugin instalado, repare que o ícone do LastPass é adicionado à barra de ferramentas do Firefox. Clique nele, faça o seu login e atente às opções disponíveis para lembrar email e senha, além de mostrar a página do LastPass após o login.

Tela de login do LastPass.

Enquanto estiver logado ao LastPass, sempre quando acessar uma página que exija login e senha, você é perguntado se deseja armazená-los, com os botões “Salvar Site”, “Nunca para este” e “Agora não”, da mesma maneira que acontece com o gerenciador de senhas padrão do Firefox.

Funcionamento do LastPass é semelhante ao gerenciador de senhas padrão do Firefox.

Ao salvar uma senha, dê um nome que facilite a identificação e preste atenção às configurações. Entre elas, há a possibilidade de exigir que ela seja redigitada para maior segurança. Uma senha salva é sempre exibida automaticamente ao acessar a página relacionada.

Adição de uma senha ao LastPass.

Outras funções

LastPass é um programa de destaque porque oferece muito mais alternativas do que simplesmente salvar senhas. O ícone do gerenciador, quando o usuário está logado, abriga um menu com vastas opções.

Menu do LastPass.

“Meu cofre LastPass”

Mostra a página de configuração com todas as suas informações salvas, onde é possível configurar extensamente o serviço (em “Configuração da Conta”). É aqui onde você define nível de segurança, endereços que nunca devem ter suas senhas armazenadas e muitas outras regras.

Ampliar

“Notas seguras”

Outro recurso útil do LastPass é o de notas seguras. O gerenciador tem vários modelos pré-definidos (como conta bancária, cartão de crédito, documentos, etc.) para que você adicione dados com a mesma segurança que armazena as senhas. Basta acessar a ferramenta pelo menu, escolher um modelo e digitar as informações, ou então utilizar um campo totalmente em branco para outras necessidades.

Edição de nota segura.

“Preencher formulários”

O LastPass também conta com recurso para preenchimento de formulários, algo tão comum pela internet. A ferramenta trabalha baseada em perfis, assim, você cria um que armazena dados de blogs, outro para informações de banco e por aí vai, conforme suas necessidades. Os perfis criados ficam listados.

Ao acessá-la, configure um perfil com as informações desejadas. Os cadastros são divididos em informações pessoais, contato, dados de cartão de crédito e conta bancária, além de campos personalizados e notas.Ampliar

Ainda mais ferramentas

LastPass ainda conta um gerador de senhas seguras para ajudar quem tem dificuldades nesse sentido. Basta acessar o ícone do programa, em seguida a opção “Ferramentas” e clicar em “Gerar Senha Segura” (ou utilizar o atalho Alt+G). A senha criada é exibida com opções para copiá-la para a Área de transferência.

Clicando em “Visualizar opções avançadas”, é possível definir o tamanho da senha, o tipo de caracteres utilizado e o mínimo de dígitos que ela deve ter.

Criação de senhas seguras.

Xmarks

Esta é mais uma alternativa para salvar senhas com outros recursos.. Ele salva favoritos e sessões de navegação também, compartilhando tudo online. Logo, é uma boa opção para quem utiliza vários computadores.

A instalação do Xmarks é simples, apenas necessita que você reinicie o Firefox. Feito isso, você deve ou criar uma conta ou fazer o login caso você já tenha uma.

Após a instalação do Xmarks, o formulário para login ou criação de senha.

Xmarks utiliza um código PIN para criptografar e proteger suas senhas. Você precisa criar seu código pessoal, que deve ter de 4 a 16 caracteres, e não pode esquecê-lo, pois o Xmarks não é capaz de recuperá-lo. Crie o seu código para continuar com a instalação.

Xmarks também pode salvar periodicamente uma lista de todas as páginas abertas no Firefox, para que você as acesse posteriormente. Marque a opção “Habilitar sincronização de abas”, que aparece durante a instalação, para habilitar tal recurso.

O Xmarks funciona basicamente através de um ícone no canto inferior direito da tela. Clicando nele, uma janela é aberta, com todas as opções do complemento divididas em abas.

A aba “Status” informa a data da última sincronização e oferece a possibilidade de sincronizar imediatamente. Ela também informa a conta que está logada no serviço no momento.

Tela de status do Xmarks.

“Tipos” permite que você escolha o que deve ser sincronizado entre favoritos, senhas e abas abertas. Ainda é possível redefinir o código PIN e deletar as senhas do servidor. Dentro das opções, você pode ativar a sincronização automática e também programá-la ao sair.

Tipos, onde é definido o que deve ser sincronizado.

Os favoritos podem ser restaurados para uma versão anterior, através da aba “Restaurar”. A ferramenta lista os conjuntos de páginas que foram salvas anteriormente, bastando você escolher qual deles deseja recuperar e clicar em “Restaurar favoritos”.

Restauração de favoritos.

Xmarks também utiliza perfis de organização, o que ajuda você a não misturar dados pessoais com os de trabalho, por exemplo. Dentro da aba “Perfis”, clique em “My.Xmarks.com” para criar e gerenciar seus perfis, e clique no botão “Alterar” para escolher entre eles.

Crie seus perfis no site da Xmarks e selecione o desejado nesta aba.

A aba "Descoberta" ajuda quem deseja aproveitar os sites favoritos para conhecer outras páginas com conteúdo semelhante. Acesse a aba e marque as opções desejadas para configurar o recurso.

Configurações para descobrir novas páginas através dos favoritos do Xmarks.

Xmarks é configurado através da aba “Avançado”, a começar pelo tipo de criptografia, que pode ser completa ou apenas para autenticação. Se preferir, desabilite este recurso.

Configurações do Xmarks.

Saved Password Editor

Outra opção de gerenciamento de senhas no Firefox é o Saved Password Editor, extensão que adiciona senhas e também edita aquelas já memorizadas pelo navegador. A instalação é muito simples, você só precisa reiniciar o navegador a fim de efetivar as modificações.

Acesse o menu “Ferramentas”-“Senhas Salvas” para trabalhar com a extensão.

Acesse a extensão.

Na tela aberta, clique no botão “Nova” para adicionar uma nova senha.

Gerenciador de senhas para o Firefox.

Primeiro, defina o tipo, que pode ser “Formulário Web”, “Autenticação HTTP” ou “Outro”. O primeiro tipo é o mais completo, com o qual se informa o domínio, pré-definição da entrada, nome de usuário, senha, nome do campo de usuário e nome do campo de senha. Para facilitar a inserção dos dados, acesse a página da qual quer salvar o login, acione o complemento e use o botão “Obter dados da página atual”. Todos os campos, exceto nome de usuário e senha, são preenchidos automaticamente. Então você completa as informações restantes.

Preencha os detalhes da sua nova senha.

“Autenticação HTTP” e “Nome de Usuário” são de preenchimento mais simples, tanto que não contam com botão para obtenção das informações.

Saved Password Editor também edita e clona senhas salvas. Ao selecionar uma senha já existente, utilize a seta no botão “Editar” para escolher o que você deseja fazer e edite as informações necessárias.

.....

Esperamos ter ajudado você com mais essas dicas. Até o próximo tutorial.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.