(Fonte da imagem: Shutterstock)

Como de praxe, no final do ano passado publicamos uma série de guias de compras para que nossos leitores tivessem as informações necessárias em suas mãos na hora de comprar um novo equipamento eletrônico.

Entre as diversas seleções de dispositivos que montamos, estavam algumas destinadas para os gamers de PC, incluindo dicas de placas de vídeo; processadores e placas-mãe; mouses, teclados e headsets; gabinetes, fontes e memória RAM; notebooks para jogos; e os títulos mais quentes lançados ao longo de 2013.

Com esses artigos, nossa intenção foi deixar você mais apto a pesquisar e negociar a aquisição de um novo computador ou fazer um upgrade na sua máquina “antiga”. Mas há um porém: muitas pessoas, principalmente aqueles que estão migrando para a jogatina no PC, se sentem perdidas em relação a que softwares são úteis para aprimorar ainda mais a experiência de jogo.

Por isso, resolvemos dessa vez buscar os programas com maior utilidade para esse público de gamers. Aqui, você vai encontrar alternativas para monitorar o consumo de recursos do computador, atualizar os drivers necessários, destinar o poder de processamento da máquina para os jogos, realizar overclock de componentes, capturar os melhores momentos da sua jogatina, entre outras atividades.

Atualização de drivers

NVIDIA GeForce Experience

Para que a placa de vídeo do seu computador ofereça o máximo do seu potencial e, consequentemente, você consiga a melhor experiência possível com ela, é essencial que todos os drivers desse componente estejam atualizados. Por isso, começamos nossa coleção de programas com o NVIDIA GeForce Experience.

Esse aplicativo é destinado para produtos da NVIDIA, mais especificamente da série GeForce, informando o jogador sempre que um novo pacote de dados estiver disponível. Dependendo do modelo da sua placa gráfica, esse software também pode servir como uma ferramenta de otimização automática para que recursos do PC sejam mais direcionados para a reprodução dos games.

AMD Gaming Evolved

Se você está mais familiarizado com o mundo dos games, sabe que a grande concorrente da NVIDIA no segmento de placas de vídeo é a AMD. Assim, essa segunda companhia não poderia deixar de ter a sua aplicação com a finalidade de manter os drivers exigidos atualizados e tentar ajustar as configurações dos jogos de acordo com a especificação de hardware. Trata-se do AMD Gaming Evolved.

A grande vantagem de usar esse tipo de programa é a capacidade dele de identificar e executar a configuração mais adequada para um determinado título com base nos componentes presentes no PC. Em outras palavras, você só precisa executar o jogo e se preocupar com a diversão. Alguns dos melhores games da atualidade são suportados, como BioShock Infinite, Far Cry 3, The Elder Scrolls V: Skyrim, Diablo III, Borderlands 2 e vários outros.

Alternativas genéricas

Caso o AMD Gaming Evolved não suporte a sua placa de vídeo, você pode tentar também o AMD Driver Autodetect — este é um software bem mais simples focado apenas na atualização dos drivers, inclusive baixando-os e instalando-os automaticamente quanto preciso.

Se algum desses programas citados até aqui não for compatível com a GPU do seu computador, seja ela da NVIDIA ou da AMD, é possível encontrar essa funcionalidade em aplicativos “genéricos”. Dois dos softwares mais respeitados para isso são o GPU Magic e o Display Driver Uninstaller.

Benchmark

3DMark

Para saber o real potencial de desempenho do seu novo PC ou se as peças substituídas surtiram o efeito que você desejava, é indicado que sejam realizados benchmarks. Um dos programas mais renomados desse segmento é o 3DMark, produzido pela tradicional desenvolvedora do nicho Futuremark.

Por meio da reprodução de vídeos e tarefas específicas, esse aplicativo coloca a placa de vídeo à prova, explorando toda a sua capacidade de renderização e reprodução de conteúdos gráficos com aspectos 3D.

Valley Benchmark

Outra excelente opção para testar o potencial de uma GPU é o Valley Benchmark, que, como o seu nome dá a entender, leva você para um passeio por um vale belíssimo repleto de árvores, plantas e todo o tipo de objeto em um ambiente natural. A ideia dele com isso é avaliar como a máquina se comporta frente ao stress de precisar calcular as enormes variações de iluminação que são causadas por esse cenário.

O diferencial desse programa é que ele oferece um modo “interativo”. Através desse recurso, você é capaz de “voar” livremente por toda a extensão desse imenso ambiente — são 64 milhões de metros quadrados de terreno para serem explorados.

Unigine Heaven Benchmark

O Unigine Heaven Benchmark é mais um aplicativo utilizado pelos gamers mais exigentes e mídias especializadas para levar uma placa gráfica ao extremo. Para verificar a capacidade e desempenho das GPUs, o programa usa uma combinação de animações e e utilização de recursos.

Entre os parâmetros analisados estão a tecnologia tesselation, os efeitos de iluminação avançados, as texturas empregadas e os recursos de física aplicados aos elementos que compõem os cenários reproduzidos. Alguns anos atrás, esse software ganhou grande notoriedade por ser um dos primeiros a suportar o DirectX 11 quando lançado.

Otimização de desempenho (software)

Razer Game Booster

Embora você muitas vezes não perceba, enquanto está utilizando um determinado programa no computador, diversos outros softwares mantêm uma série de processos em segundo plano, o que inevitavelmente acaba consumindo muitos recursos de hardware. Tal característica pode afetar a sua jogatina, pois os jogos podem ficar sem o processamento necessário para entregar a melhor experiência.

Para isso existem soluções como o Razer Game Booster, um aplicativo que desliga de forma automatizada todo o tipo de programa que está consumindo a memória RAM ou ocupando o processador. Assim, seu game fica livre para rodar sem empecilhos. Ele ainda conta com ferramentas para a captura de screenshots e vídeos da jogatina e se destaca pela facilidade de uso.

Game Fire

Também com essa proposta, o Game Fire é mais uma alternativa para você analisar e configurar o sistema operacional para padrões que aumentem o desempenho do computador ao rodar seus jogos favoritos. Além disso, ele disponibiliza mecanismos para desfragmentar as pastas nas quais os games estão armazenados — promovendo uma leitura mais rápida dos arquivos referentes aos jogos instalados — e monitorar o funcionamento geral do PC.

Wise Game Booster

Wise Game Booster é outra opção para você encerrar atividades mantidas pelo SO que não estão relacionadas com a reprodução dos seus games, liberando a memória RAM e a CPU da máquina para trabalharem quase que exclusivamente em prol do seu entretenimento. O melhor deste programa é que você pode otimizar o sistema todo com um único clique. Se nenhum desses softwares satisfez as suas necessidades, existe ainda o GameGain.

Overclock (hardware)

Atenção!

Os jogadores mais experientes e arrojados com certeza já ouviram falar sobre o overclock, que consiste em técnicas que aumentam a velocidade e a frequência de operação determinadas pelas fabricantes de alguns componentes de hardware. Com isso, esses dispositivos têm o seu potencial explorado a níveis maiores e o desempenho para jogos é aperfeiçoado. Para entender melhor esse processo, leia este artigo.

O problema é que essa prática faz com que os recursos do computador funcionem em taxas que superam os níveis de segurança estipulados pelas empresas, ou seja, eles passam a estar mais suscetíveis a problemas ou, no mínimo, ter a sua vida útil reduzida.

Por isso, é importante deixar bem claro que nós nãos responsabilizamos por possíveis danos causados pelo uso dos aplicativos apresentados neste tópico. Efetue um overclock somente se você estiver certo do que está fazendo.

AMD OverDrive

O AMD OverDrive é um programa exclusivo para os processadores dessa popular fabricante que visa permitir a você aumentar a velocidade com a qual a CPU da sua máquina opera. O programa foi criado com o objetivo de facilitar esse tipo de atividade para pessoas menos experientes, possibilitando o overclock de seus produtos com poucos cliques.

MSI Afterburner

Outra empresa que possui o seu próprio aplicativo para overclock é a MSI com o Afterburner. Ele é compatível com placas da NVIDIA ou da ATI e oferece como diferencial um controle avançado do cooler. Enquanto “turbina” a GPU, o programa exibe informações de temperatura e uso do processador em tempo real, além de informar a velocidade dos componentes envolvidos.

EVGA Precision X

O programa oficial da EVGA para a realização de ajustes precisos em determinadas linhas de placas de vídeo GeForce é o Precision X. Entre os modelos compatíveis, estão as linhas GTX TITAN, 700, 600, 500, 400 ou 200. Para placas mais antigas, há ainda o software EVGA Precision. Os quesitos da unidade de processamento gráfico que podem ser alterados são velocidade da fan, clocks e voltagens.

E a lista de empresas que oferecem ferramentas específicas para aumentar o desempenho de processadores e placas gráficas não termina aí. Você pode precisar ainda do ASUS GPU Tweak ou do NVIDIA Inspector.

Diagnóstico de hardware

HWiNFO

Caso você esteja encontrando problemas de desempenho durante a jogatina, a primeira coisa a ser feita é verificar e monitorar o uso dos componentes de hardware do computador. Essa prática pode indicar qual recurso não está dando conta da demanda gráfica ou de processamento exigida pelos seus jogos.

HWiNFO é um dos mais tradicionais softwares para tal finalidade, informando as especificações da máquina nos mínimos detalhes (no nível de clock de cada núcleo da CPU, por exemplo) e a temperatura das diversas placas instaladas no PC — incluindo as marcas mínima e máxima ao longo do período de observação.

CPU-Z e GPU-Z são aplicações que possuem funcionalidades similares, mas com focos no processador e na placa gráfica, respectivamente.

Captura de tela e live streaming

Fraps

Fez uma jogada de mestre? Concluiu uma prova com o seu personagem intacto? Acertou um tiro perfeito? Nada melhor do que compartilhar isso com os seus amigos. Uma forma de realizar capturas de tela é usar o Fraps. O programa permite que você tire screenshots e grave vídeos em ação nos seus games prediletos.

Se você já tentou fazer alguma dessas coisas com programas simplificados do gênero, sabe que muitos deles não conseguem registrar o que está passando na tela do computador, gerando imagens completamente escuras. A tecnologia de captura empregada por este aplicativo evita isso e faz de tal característica o seu grande diferencial para o público gamer.

XSplit

Se apenas salvar um exato momento de destreza não é o suficiente para você, saiba que é possível transmitir sua jogatina em tempo real para todo o mundo por meio do XSplit. Este programa é um dos mais usados para a criação de gameplays, tutoriais e conferências repassadas pela internet.

Uma alternativa genérica para ele é o Mirillis Action!, que possui ferramentas bem interessantes voltadas para a gravação de podcasts e a captura de vídeos online que não podem ser baixados. Os donos de placas de vídeo da linha Republic of Gamers da ASUS podem fazer o streaming de games através do GPU Tweak Streaming.

Além deles, o NVIDIA GeForce Experience e o AMD Gaming Evolved, já mencionados neste artigo, também oferecem mecanismos com o objetivo de compartilhar a jogatina dos adeptos de seus produtos.

É válido mencionar que esses softwares ficam responsáveis apenas pela parte de compartilhamento do que acontece na sua tela. A transmissão desse conteúdo para o resto do planeta depende de algum serviço especializado, sendo o Twitch o mais famoso deles.

Dependendo do nível de profissionalismo dos gameplays que você pretende realizar, será necessário adquirir uma placa de captura. As marcas mais respeitadas nesse mercado são a AverMedia e a Elgato. A maioria dos modelos dessas empresas já possui integração com os principais serviços de broadcasting.

Controle de áudio

Razer Surround

Quem deseja obter também a melhor experiência sonora enquanto se diverte com seus jogos favoritos tem no Razer Surround um grande aliado. Isso porque esse programa é especializado na personalização de som para games, possibilitando a configuração de várias especificações do sistema de áudio da máquina. Em especial, o aplicativo trata do surround sound, responsável pelo “efeito 3D” do som.

Controle remoto

Roccat Power-Grid

Já pensou em manipular o seu computador e jogos mesmo estando longe deles? Isso é possível com o Power-Grid, uma espécie de controle remoto totalmente personalizável para o PC. Com ele, você pode se conectar à máquina por meio do seu smartphone ou tablet e monitorar ou controlar o funcionamento dela ou dos games instalados. Para que este programa funcione, é importante mencionar que a versão mobile dele precisa estar implementada no gadget. Há edições para iOS e Android.

Cupons de desconto TecMundo: