4 emuladores online para o seu navegador

3 min de leitura
Imagem de: 4 emuladores online para o seu navegador

Jogar de graça é um dos maiores sonhos de quem é apaixonado por games. O problema é que, na maior parte das vezes, o que acontece é o contrário: os jogos são caros e os consoles mais ainda. Até para usar o computador com este fim é preciso pagar bastante para equipar a máquina adequadamente.

Apesar do sonho dos jogos gratuitos estar longe de se tornar verdade, é possível ter uma experiência bem próxima disso com alguns serviços que emulam consoles e games de graça (ou por um preço pequeno) no seu navegador. Confira nesta seleção quatro destes serviços e divirta-se jogando os seus games favoritos.

OnLive

Este serviço nasceu no começo de 2011 e já passou por várias mudanças, sendo a mais recente um pedido de falência que foi seguido da compra da empresa por outra. Apesar disso, a experiência para os gamers não foi alterada e ele ainda é uma das melhores maneiras de descobrir e jogar títulos famosos para PC sem precisar ter uma máquina poderosa.

Menu inicial do OnLive (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É possível jogar as demos de games de sucesso, como Batman: Arkham City e muitos outros; se você gostou, pode “alugar” o jogo por um preço razoável e se divertir por alguns dias. Como os games não são rodados diretamente na sua máquina, não é preciso um PC potente para poder usar o OnLive.

O problema, no entanto, é que o serviço pode apresentar um atraso considerável na execução dos jogos, e isso não é culpa da sua máquina: por ter os seus servidores fisicamente longes do Brasil (são localizados nos EUA), a experiência de uso do OnLive pode não ser tão boa aqui quanto seria por lá.

ROM Sharing

Este é para quem gosta de jogos antigos: é possível se divertir com títulos de consoles antigos, como o Snes, os Gameboys e videogames da Sega sem pagar nada por isso. É claro que a experiência não é a mesma de ter o aparelho e jogar em casa na sua TV, porém é possível relembrar os clássicos exatamente como eles eram.

Jogue clássicos no site ROM Sharing (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Sonic, por exemplo, é um dos games disponíveis no ROM Sharing; as fases são exatamente as mesmas que podiam ser jogadas no Master System da Sega e o game é disponibilizado na integra. O problema, no entanto, é que alguns jogos estão sem som ou podem ser vistos apenas em tamanho pequeno.

Core Online

Este é um serviço que está nascendo, mas já promete bastante: você pode jogar alguns títulos sem pagar nada, diretamente no navegador e em HD. Como nada é realmente de graça, o “preço” cobrado pelo CoreOnline é que você assista a alguns comerciais no meio do jogo.

Capitulos do jogo Hitman (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Sim, isso pode ser irritante, porém é uma alternativa se você não quiser pagar para jogar. O maior problema, no entanto, é a quantidade de games disponíveis: por enquanto, o catálogo do CoreOnline é restrito a dois títulos, Hitman e Mini Ninjas. No entanto, a promessa de novos jogos (incluindo Tomb Raider: Underworld) pode indicar que o serviço está crescendo.

Console Classix

Assim como o ROM Sharing, esta opção é para quem gosta de títulos antigos. E a coleção disponível no Console Classix surpreende: é possível jogar de graça durante meses sem repetir os games. Consoles clássicos como o Atari 2600 e o Snes possuem uma lista enorme de títulos disponíveis sem que um cadastro seja feito no site.

Página inicial e alguns jogos disponíveis no Console Classix. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ele não oferece exatamente o mesmo que o ROM Sharing, no entanto. Você escolhe o jogo e ele baixa automaticamente o emulador compatível. Desta forma, tecnicamente você precisa baixar um cliente no seu computador, porém isso é feito de uma forma tão simples e prática que você nem vai perceber.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.