Há um ditado popular que diz: “Futebol, religião e política não se discutem”. Entretanto, quando a pelota rola no gramado, a conversa é bem diferente. Basta acontecer um lance duvidoso na partida para que ele seja comentado entre amigos durante toda a semana – até a próxima rodada do campeonato.

A paixão dos brasileiros pelo esporte bretão não tem limites. Torcedores fanáticos fazem de tudo para incentivar e levar seus clubes de coração rumo ao título. Se dependesse apenas da torcida, todo jogo de futebol acabaria empatado e todo time teria milhões de comandantes.

Se você faz parte desse enorme grupo de apaixonados e críticos, não pode deixar de acompanhar a nossa seleção de jogos capazes de transformá-lo em um verdadeiro técnico e cartola do mundo da bola.

O treinador da sua equipe não escala o time de maneira adequada? Ele só faz alterações erradas? Suas táticas não funcionam? Mostre que você pode fazer melhor e levantar taça atrás de taça. Pare de dar pitacos e coloque seus conhecimentos de futebol à prova!

Pagos

Football Manager 2012

O Football Manager é uma franquia renomada com um nível de configuração impressionante, reproduzindo com muita fidelidade a vida real de um técnico. O jogador pode definir praticamente tudo neste game.

Fora das quatro linhas, você é quem escolhe sua equipe de olheiros e preparadores físicos. Outra função importante para o seu progresso é a descoberta de novos talentos, portanto, acompanhar o desempenho da categoria de base pode garantir o seu sucesso, caso surjam craques formados no seu clube.

Além disso, o gamer deve comparecer às coletivas de imprensa para encarar as perguntas, muitas vezes capciosas, dos repórteres. É possível definir a entonação com a qual o seu personagem responderá aos questionamentos e a postura que ele adotará em relação às transferências dos jogadores.

Por sua vez, com a prancheta na mão, você tem uma infinidade de opções para escalar sua equipe e determinar as táticas que ela deve adotar no campo. Até mesmo na preleção o usuário pode influenciar seus comandados com palestras motivacionais.

Aliada a tudo isso, a simulação das partidas com reprodução dos melhores momentos em 3D, apesar de não oferecer gráficos impecáveis, faz com que o gamer realmente se sinta um verdadeiro dirigente. São tantas coisas para ajustar e configurar que o Football Manager pode se tornar complexo para iniciantes.

FIFA Manager 12 

É desnecessário apresentar a série FIFA Manager, a qual é considerada a franquia do segmento com maior popularidade. Este game possui quase o mesmo nível de detalhamento das configurações que o Football Manager.

Assim como no seu rival, neste título você pode escolher funções específicas para cada atleta dentro de campo, táticas destinadas para situações diferentes na mesma partida, acompanhar e comprar jogadores com potencial de crescimento – enfim, o gamer pode gastar horas para ajustar sua equipe no início.

O realismo nas atividades rotineiras necessárias para progredir em FIFA Manager também é facilmente percebido pelo usuário. Contudo, o que diferencia este título dos demais é sua qualidade gráfica.

Além de oferecer cenários mais interativos e detalhados, como a possibilidade de personalizar os objetos e a textura da sua mesa de trabalho, a simulação das partidas em 3D é bem superior que a da concorrência.

Todavia, não espere encontrar efeitos visuais tão detalhados como em FIFA 12. Você vai perceber falhas com frequência, incluindo corpos que atravessam uns aos outros e atletas com frames de seus cabelos faltando ou olhos bizarros.

Elifoot 2011 

O Elifoot é o clássico dos gerenciadores de futebol. Ele foi o primeiro game a permitir que o jogador assumisse o papel de comandante de uma equipe. A principal característica deste título é sua simplicidade, tanto na sua parte visual como em suas configurações.

O jogo não oferece tanta liberdade quanto os títulos mencionados até aqui. Em contrapartida, você com certeza será capaz de se familiarizar com seus comandos e funções de forma muito mais rápida e descomplicada.

No que concerne a sua parte gráfica, a simplicidade foi levada tão a sério que sua interface se tornou pouco atraente e apresenta alguns incômodos, como a aplicação de cores fortes em painéis de visualização – o que acaba dificultando a leitura de informações.

Apesar de pecar na falta de atualização do seu visual, o Elifoot ainda é capaz de divertir os usuários e testar os seus conhecimentos sobre futebol. Se você ainda não jogou games desse gênero, este título é uma interessante maneira de experimentar como tudo começou, passando uma sensação nostálgica ao gamer.

Brasfoot 2011 

Brasfoot é um game nacional baseado no Elifoot. Como era de se esperar, este título é um dos gerenciadores que obteve muito sucesso em terras tupiniquins, sendo um dos jogos mais baixados do Baixaki.

O seu funcionamento é muito parecido com o original. Portanto, se você já jogou Elifoot não terá problemas em descobrir como este game funciona. O fato de ter o português como idioma nativo é outro atrativo dele, pois todas as informações são facilmente entendidas – sem aquelas traduções estranhas que não fazem o menor sentido.

Embora também priorize a simplicidade, a interface do Brasfoot é mais agradável que a do game que o originou. O design das telas possui modelagens mais modernas, os ícones são mais extrovertidos e o esquema de cores, apesar de ainda apresentar algumas tonalidades muito fortes, não atrapalha na interação do usuário.

A inteligência artificial aprimorada deste jogo possibilita que eventos das partidas influenciem com mais fidelidade a avaliação dos atletas, condizendo com o desempenho da equipe. Sem dúvida, Brasfoot é um dos games que melhor reproduz os campeonatos nacionais. Para quem não perde a chance de distribuir seus palpites no Brasileirão, esse título é uma interessante opção de entretenimento.

Gratuitos

Football Superstars 

Football Superstars é uma espécie de Second Life do futebol. Neste game, depois de criar o seu personagem (personalizando desde características físicas a adornos), você pode andar pelo mundo virtual e encontrar adversários.

Passeando por metrôs, lanchonetes e lojas de roupa, sua missão é desafiar outros gamers reais que também vagam pelo ambiente fictício. Essa interação entre os usuários torna o jogo inovador e mais divertido, pois é possível conversar com outras pessoas como se estivessem em um chat.