Sistema de rastreamento descobre quem é você e onde você está

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de rastreamento descobre quem é você e onde você está

Câmeras de segurança podem ter seu poder ampliado

Sorria, você está sendo filmado. Pode parecer estranho, mas basta uma imagem sua para que um sistema possa identificar quem é você e onde você está neste exato momento. Essa é a proposta do novo sistema de rastreamento que está em desenvolvimento nas universidades de Buffalo, nos EUA, e Amrita, na Índia.

A ideia do novo software é utilizar elementos de lógica para identificação dos usuários, não sendo mais necessário dispor de câmeras com tecnologia de ponta para colocar o recurso em funcionamento.

O funcionamento, em tese, parece simples. O sistema teria armazenada uma fotografia do usuário na memória. Ao reconhecer a imagem em movimento por meio da câmera, o software faz uma comparação com as imagens disponíveis no banco de dados, inclusive levando em consideração variações de ângulo e iluminação.

Utilizando o processo de eliminação, o resultado obtido é fornecido a partir da localização. Assim, se o sistema fica em dúvida entre dois usuários, vai buscar a localização do outro para tirar a prova, podendo, assim, atribuir apenas um resultado preciso. A única falha, por enquanto, é no caso de gêmeos.

O aplicativo segue em testes de aperfeiçoamento e ainda não tem previsão de entrar no mercado em escala comercial. Contudo, a proposta principal é que ele permita que mesmo as câmeras de segurança mais baratas se tornem complementos eficientes de vigilância.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.