Embora a maneira como o Android é construído dê a entender que o sistema está mais suscetível a ameaças do que concorrentes como o Windows Phone e o iOS, uma pesquisa recente dá a entender que a situação real pode ser bem diferente. Segundo a Checkmark e a AppSec Labs, a plataforma da Apple concentra a maior quantidade de apps vulneráveis de todo o mercado mobile.

A análise feita mostra que 40% das vulnerabilidades descobertas no iOS possuíam nível de risco crítico ou muito alto, taxa que ficava em 36% nos apps para Android. Embora o relatório não tenha entrado em detalhes, ele indica que, em média, cada aplicativo mobile tem pelo menos 9 vulnerabilidades — que tendem a ser mais preocupantes no sistema da Maçã.

Segundo o estudo, o problema mais comum da área é o vazamento de informações confidenciais, seguidos por questões envolvendo a autenticação e a autorização de acesso. Além disso, também é comum encontrar falhas relacionadas a criptografias fracas e a divulgação não autorizada de dados técnicos, como logs de operação e outros dados sensíveis.

Você já teve problemas com a segurança de seu sistema operacional? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: