Apple e Google removem o app malicioso InstaAgent de suas lojas

1 min de leitura
Imagem de: Apple e Google removem o app malicioso InstaAgent de suas lojas

Após uma série de reclamações de usuários e denúncias, a Google e a Apple decidiram remover de suas lojas virtuais o InstaAgent. Usando como base os dados de assinaturas do Instagram, o aplicativo malicioso roubava senhas e publicava sem permissão uma série de fotografias nos perfis de seus usuários.

Para atrair consumidores, o InstaAgent prometia oferecer recursos extras como a possibilidade de verificar quem andou visitando seu perfil. Após a instalação e login, o programa passava a enviar dados relacionados ao nome de usuário e a senha das pessoas que o instalaram até um servidor remoto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de o aplicativo agora ter sumido das lojas oficiais, o fato é que centenas de milhares de contas já foram comprometidas por conta de seu uso. O app ganhou bastante popularidade no Reino Unido e no Canadá, tendo acumulado entre 100 mil e 500 mil downloads durante sua breve existência.

Caso você tenha sido uma das vítimas do app, é melhor trocar o quanto antes a senha que usa para acessar o Instagram. Esperamos que tanto a Apple quanto a Google aproveitem a ocasião para reavaliar seus processos de checagem de novos aplicativos de forma a evitar que outra ameaça dessa magnitude volte a ser distribuída com destaque em lojas virtuais.

Foi prejudicado pelo InstaAgent? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.