menu
Logo TecMundo
Segurança

Falha permite burlar o Factory Reset Protection nos aparelhos Samsung

Usando um dispositivo de armazenamento USB OTG e um APK das configurações do Android, o desenvolvedor RootJunky descobriu como desbloquear de vez celulares da fabricante coreana

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

schedule10/11/2015, às 09:53

Fonte: YouTube/Rootjunky.com

Imagem de Falha permite burlar o Factory Reset Protection nos aparelhos Samsung no tecmundo

Uma das coisas mais interessantes introduzidas pela Google no Android 5.0 Lollipop, mas que pouca gente conhece, é a chamada Factory Reset Protection, que impediria que um ladrão pudesse simplesmente resetar seu aparelho para desbloqueá-lo e vendê-lo como um novo. Agora, porém, um desenvolvedor conhecido como RootJunky descobriu uma forma de burlar o recurso – ao menos nos dispositivos da Samsung.

Basicamente, sempre que um celular com o Factory Reset Protection for resetado enquanto estiver bloqueado por uma senha de segurança, a ferramenta impede que ele seja utilizado até que o dono original faça login com sua conta da Google. No entanto, uma peculiaridade dos smartphones da Samsung faz com que se torne possível driblar esse sistema com bastante facilidade.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

Quando estava desenvolvendo sua versão do Android, a fabricante coreana decidiu facilitar a vida de seus usuários, fazendo com que o gerenciador de arquivos do aparelho seja aberto automaticamente sempre que um dispositivo de armazenamento USB OTG for conectado. O que a empresa não pensou é que esse comportamento abriria uma vulnerabilidade que invalida o funcionamento do Factory Reset Protection.

Roubando o doce da criança

Como a abertura automática do gerenciador de arquivos funciona mesmo durante o processo de inicialização dos celulares da Samsung, basta seguir alguns passos simples para desbloquear o aparelho. Depois de fazer um reset comum no smartphone bloqueado, basta conectar um dispositivo de armazenamento USB OTG que tenha dentro de si o APK do aplicativo de configurações do Android.

Ao instalar o APK, torna-se possível abrir as configurações do celular mesmo sem desbloqueá-lo, o que por sua vez permite resetar novamente o aparelho, dessa vez a partir do próprio sistema. Como o smartphone não conta com qualquer senha cadastrada, o Factory Reset Protection não é ativado e podemos cadastrar contas novas como se o dispositivo tivesse acabado de sair da fábrica.

Você acha que a Samsung fez besteira ao inutilizar um dos recursos antirroubo do Android? Comente no Fórum do TecMundo