Em breve: imagens JPEG podem trazer proteção contra cópia

1 min de leitura
Imagem de: Em breve: imagens JPEG podem trazer proteção contra cópia

Quando você quer postar um meme, normalmente vai até o Google Imagens e procura algum — outros já possuem no PC uma pasta chamada "Zoeira". Agora, já imaginou se a possibilidade de baixar essas imagens bobas e levinhas em JPEG se torne proibida? Podemos dizer que é praticamente isto que o Joint Photo Experts Groups pretende fazer ao lançar uma iniciativa de "Privacidade & Segurança" ao formato.

Veja: por um lado, iniciativas que aumentem a privacidade e segurança de usuários são sempre ótimas. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que é possível descobrir onde uma foto foi tirada por meio de metadados — então uma das ideias é encriptar estes metadados.

Contudo, levar um gerenciamento de direitos digitais (DRM) para imagens JPEG comuns, não apenas para as especializadas JPEG 2000, pode abrir até um leque de censura e um total tolhimento ao mantra "compartilhar é cuidar". Por exemplo: todos os sites de notícias vão praticamente ser impedidos de ilustrar textos, pesquisadores e cientistas também não vão conseguir ilustrar estudos e pesquisas sem desembolsar algum extra e até artistas, que fazem montagens, vão ter o trabalho encerrado — e os memes que você tanto gosta podem se encaixar nesta categoria.

Pisando um pouco no freio, ainda não há razão para desespero: a equipe da Joint Photo Experts Groups ainda não forneceu uma data para isso acontecer. Além disso, a Electronic Frontier Foundation está levando uma apresentação ao comitê da JPEG para frear a iniciativa — ela entende o valor de encriptar dados como filtro, mas não acredita que o processo deve ser usado para prevenir a cópia.

Resta esperar para ver o que a Joint Photo Experts Groups vai fazer. O que você acha sobre direitos autorais em fotos JPEG? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.