Perigo? Samsung está desabilitando o Windows Update em algumas máquinas

2 min de leitura
Imagem de: Perigo? Samsung está desabilitando o Windows Update em algumas máquinas

Ao comprarmos o computador de uma determinada empresa, há uma grande chance de a máquina vir equipada com programas da própria companhia para resolver possíveis problemas. Esse é o caso de notebooks da Samsung, que podem trazer o SW Update, um software usado para manter aplicativos, drivers e outros componentes atualizados. Mas você sabia que esse programa pode representar um sério risco para o seu PC?

De acordo com Patrick Barker, profissional especializado da Microsoft, o software da Samsung traz um componente que desabilita as atualizações do Windows em alguns computadores. O "Disable_Windowsupdate.exe", nome que já acusa o que o arquivo faz, é baixado e executado pelo SW Update de forma intencional e sem o consentimento do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Windows Update: componente essencial do sistema operacional da Microsoft.

O que é o tal de SW Update?

Antes de partirmos para conclusões precipitadas, é bom entendermos melhor o principal "acusado" dessa situação. A Samsung descreve a sua ferramenta de atualizações da seguinte maneira: "Você pode baixar softwares relevantes para o seu computador de forma rápida e fácil usando o SW Update. O programa SW Update ajuda você a instalar e atualizar seu software e driver facilmente".

Portanto, essa ferramenta da Samsung nada mais é do que aquele tipo de software que mantém atualizado aquela enxurrada de programas que vem instalados em seu computador – o que geralmente chamamos de "bloatware". Entretanto, Barker sinaliza uma distinção importante para o aplicativo da sul-coreana: ele desativa o Windows Update, componente essencial do sistema operacional.

A interface do SW Update, ferramenta da Samsung.

Por que isso é um problema?

Apesar de muitos usuários ignorarem o Windows Update – especialmente quando ele pede para reiniciar a máquina –, essa ferramenta do SO da Microsoft é muito importante para o computador. Além de entregar atualizações importantes, a ferramenta também inclui updates de segurança essenciais para o PC.

Vale ressaltar que desabilitar o Windows Update é uma tática usada por malwares para tentar contornar as seguranças do sistema operacional. Por isso, o SW Update, mesmo que com uma "boa intenção", está realizando um desserviço para os usuários que esperam estar protegidos contra as ameaças que podem prejudicar o computador.

Além de updates de programas e drivers, o Windows Update também entrega atualizações de segurança.

O que a Samsung diz?

Diante dessa situação, Patrick Barker entrou em contato com a equipe da Samsung para obter esclarecimentos, especialmente sobre o "Disable_Windowsupdate.exe". A explicação dada pela empresa sul-coreana é a seguinte:

"Quando você habilita o Windows Update, ele vai instalar drivers padrões para todo o hardware no laptop que podem ou não funcionar. Por exemplo, se houver USB 3.0 no computador, as portas podem não funcionar com a instalação dessas atualizações. Então, para prevenir isso, a ferramenta SW Update vai prevenir que sejam instalados atualizações do Windows Update".

Samsung argumenta que essa "artifício" é importante para manter os drivers corretamente atualizados.

De forma resumida, podemos dizer que a Samsung está assumindo a responsabilidade de resolver um problema que muitos usuários podem estar enfrentando, mas utiliza uma técnica pouco confiável para fazer isso. Desabilitar o Windows Update não é a solução ideal do ponto de vista da segurança. Mesmo que você não goste muito dele, trata-se de uma ferramenta essencial para o sistema operacional.

Apesar de Patrick Barker já ter entrado em contado com a Samsung sobre o ocorrido, decidimos fazer o mesmo para obter mais explicações sobre esse posicionamento. Afinal, essa tática é evidentemente perigosa para os usuários e não deveria ser entregue como uma solução por uma empresa que vende milhares de computadores no mundo todo. Assim que tivermos resposta, avisaremos os leitores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.