Ao comprarmos o computador de uma determinada empresa, há uma grande chance de a máquina vir equipada com programas da própria companhia para resolver possíveis problemas. Esse é o caso de notebooks da Samsung, que podem trazer o SW Update, um software usado para manter aplicativos, drivers e outros componentes atualizados. Mas você sabia que esse programa pode representar um sério risco para o seu PC?

De acordo com Patrick Barker, profissional especializado da Microsoft, o software da Samsung traz um componente que desabilita as atualizações do Windows em alguns computadores. O "Disable_Windowsupdate.exe", nome que já acusa o que o arquivo faz, é baixado e executado pelo SW Update de forma intencional e sem o consentimento do usuário.

Windows Update: componente essencial do sistema operacional da Microsoft.

O que é o tal de SW Update?

Antes de partirmos para conclusões precipitadas, é bom entendermos melhor o principal "acusado" dessa situação. A Samsung descreve a sua ferramenta de atualizações da seguinte maneira: "Você pode baixar softwares relevantes para o seu computador de forma rápida e fácil usando o SW Update. O programa SW Update ajuda você a instalar e atualizar seu software e driver facilmente".

Portanto, essa ferramenta da Samsung nada mais é do que aquele tipo de software que mantém atualizado aquela enxurrada de programas que vem instalados em seu computador – o que geralmente chamamos de "bloatware". Entretanto, Barker sinaliza uma distinção importante para o aplicativo da sul-coreana: ele desativa o Windows Update, componente essencial do sistema operacional.

A interface do SW Update, ferramenta da Samsung.

Por que isso é um problema?

Apesar de muitos usuários ignorarem o Windows Update – especialmente quando ele pede para reiniciar a máquina –, essa ferramenta do SO da Microsoft é muito importante para o computador. Além de entregar atualizações importantes, a ferramenta também inclui updates de segurança essenciais para o PC.

Vale ressaltar que desabilitar o Windows Update é uma tática usada por malwares para tentar contornar as seguranças do sistema operacional. Por isso, o SW Update, mesmo que com uma "boa intenção", está realizando um desserviço para os usuários que esperam estar protegidos contra as ameaças que podem prejudicar o computador.

Além de updates de programas e drivers, o Windows Update também entrega atualizações de segurança.

O que a Samsung diz?

Diante dessa situação, Patrick Barker entrou em contato com a equipe da Samsung para obter esclarecimentos, especialmente sobre o "Disable_Windowsupdate.exe". A explicação dada pela empresa sul-coreana é a seguinte:

"Quando você habilita o Windows Update, ele vai instalar drivers padrões para todo o hardware no laptop que podem ou não funcionar. Por exemplo, se houver USB 3.0 no computador, as portas podem não funcionar com a instalação dessas atualizações. Então, para prevenir isso, a ferramenta SW Update vai prevenir que sejam instalados atualizações do Windows Update".

Samsung argumenta que essa "artifício" é importante para manter os drivers corretamente atualizados.

De forma resumida, podemos dizer que a Samsung está assumindo a responsabilidade de resolver um problema que muitos usuários podem estar enfrentando, mas utiliza uma técnica pouco confiável para fazer isso. Desabilitar o Windows Update não é a solução ideal do ponto de vista da segurança. Mesmo que você não goste muito dele, trata-se de uma ferramenta essencial para o sistema operacional.

Apesar de Patrick Barker já ter entrado em contado com a Samsung sobre o ocorrido, decidimos fazer o mesmo para obter mais explicações sobre esse posicionamento. Afinal, essa tática é evidentemente perigosa para os usuários e não deveria ser entregue como uma solução por uma empresa que vende milhares de computadores no mundo todo. Assim que tivermos resposta, avisaremos os leitores.

Cupons de desconto TecMundo: