Na semana passada, comentamos em uma matéria que o carro do jornalista Nick Bilton, do New York Times, havia sido aberto por uma dupla de arrombadores que, aparentemente, havia utilizado algum tipo de dispositivo moderno para destravar a porta sem nenhum tipo de violência.

Bilton decidiu pesquisar a respeito e a acabou descobrindo algumas informações interessantes. O veículo em questão, um Toyota Prius, foi de fato aberto com a ajuda de um “amplificador de potência” que pode ser comprado por US$ 17 (R$ 50) em sites como eBay, Amazon e Craigslist. O aparelho não funciona de maneira independente, mas aumenta o alcance do sistema que faz com que a chave consiga se comunicar com o carro e abri-lo.

Isso significa que, para que a pequeno e misterioso dispositivo funcione, a chave do proprietário precisa estar a aproximadamente 15 metros de distância do veículo. Os bandidos que tentarem usar o método vão precisar acionar o aparelho quando o motorista ainda estiver por perto, o que dá alguma chance de evitar o arrombamento.

Outra forma de evitar que o amplificador alcance a chave é guardando-a em algum tipo de recipiente metálico que fique bem afastado do carro, como uma geladeira, por exemplo. O método é, obviamente, pouco prático e as pessoas que tem um carro com fechadura wireless precisam ficar de olho.

Cupons de desconto TecMundo: