Capacetes do futuro já podem ser comprados hoje e são 30% mais eficientes

1 min de leitura
Imagem de: Capacetes do futuro já podem ser comprados hoje e são 30% mais eficientes
Imagem: IndefinitelyWild

As tecnologias de produção de capacetes não mudaram muito desde o início da utilização de variantes de isopor (cujo nome científico é poliestireno expandido) – na década de 1960. No entanto, o desenvolvimento recente de novos materiais deu origem a produtos que fornecem mais segurança, podendo absorver até 30% mais energia de impacto do que suas variações mais antigas – e essas novidades já estão no mercado.

Para quem não sabe, a maioria dos capacetes usados para andar em motocicletas ou praticar diversos tipos de esportes contém em seu interior uma camada de isopor – aquele mesmo que usamos para manter as bebidas geladas durante um churrasco –, que é responsável pela absorção de impacto em uma colisão. Por ser um material extremamente barato e eficiente na hora de proteger contra batidas, ele vem sendo usado nos protetores de cabeças há décadas.

Por mais válido que seu uso seja, no entanto, o isopor simplesmente não tem como superar a novidade conhecida como Koroyd, feita por meio da “soldagem” termal de tubos minúsculos criados com um processo de extrusão de copolímeros. Basicamente, a junção dessas pequenas estruturas forma uma camada que pode ser esmagada com impactos e absorve a energia cinética ao se dobrar em três dimensões.

Vantagens verdadeiras

Embora os tubos de Koroyd funcionem de uma forma similar, ainda que mais eficiente, ao isopor durante colisões em alta velocidade, sua verdadeira vantagem fica mais clara durante a ocorrência de batidas mais lentas – como quando você simplesmente cai de uma altura não muito grande. Enquanto os capacetes tradicionais não se dobram para absorver impactos de pouca energia, mas que podem acabar em contusões, os novos são mais versáteis.

Os Koroyds conseguem se deformar elasticamente para absorver significativamente a energia de impactos em baixa velocidade, que normalmente seriam totalmente ignorados pelos capacetes de poliestireno expandido. Segundo o site IndefinitelyWild, a primeira marca de equipamentos de proteção para a cabeça que a adotar o novo material em seus produtos é a Smith Sport Optics.

Falando com a publicação, o gerente da categoria de capacetes da empresa, Graham Sours, afirmou que os acessórios equipados com Koroyd são 30% mais seguros que os normais, mas ressaltou que os benefícios vão além de questões de segurança. Segundo ele, o material também é mais leve que o isopor e, mais importante para esportistas em geral, fornece uma ventilação muito superior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.