Cuidado: alguns aplicativos estão infectando aparelhos Android com adware

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: alguns aplicativos estão infectando aparelhos Android com adware
Imagem: Obama Pacman

Quem utiliza computadores, smartphones e tablets certamente já se deparou alguma vez com um adware (programa que exibe propagandas e anúncios sem a autorização do usuário). Lidar com eles muitas vezes se torna uma experiência chata pela inconveniência, e é exatamente por essa situação que alguns donos de aparelhos com sistema Android estão passando.

De acordo com uma mensagem publicada no blog oficial do antivírus Avast, alguns aplicativos disponíveis na Google Play estão infectando os aparelhos dos usuários com propagandas, sendo que algumas até direcionam os usuários para páginas de companhias legítimas. Um dos principais responsáveis por isso aparentemente é o jogo de cartas Durak, que, de acordo com o serviço da Google, já teve algo entre 5 e 10 milhões de instalações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fique de olho

“Quando você instala Durak, ele aparenta ser um aplicativo de jogo normal e que funciona bem. O mesmo vale para outros, que incluem o iQ Test e o Russian History. Essa impressão permanece até que você reinicie o seu sistema e espere alguns dias. Depois de uma semana, vai sentir que há algo errado com o aparelho. Alguns dos aplicativos esperam 30 dias até mostrar suas verdadeiras intenções”, informa a mensagem.

“Cada vez que você desbloqueia o aparelho uma propaganda é exibida para alertá-lo de um problema, como que o dispositivo está infectado, desatualizado ou cheio de conteúdo pornográfico – o que é uma mentira para direcioná-lo para páginas falsas caso aprove alguma ação”, explica o texto em questão.

A mensagem ainda menciona que, em alguns casos, o usuário até é direcionado para páginas de aplicativos que lidam com segurança na Google Play, mas levanta uma questão: será que as companhias que lidam com programas do tipo realmente gostariam de apelar para adwares para promover seus produtos?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.