Nesta terça-feira (3), foi divulgado que uma operação internacional conseguiu desativar o vírus Gameover Zeus. Para que isso fosse possível, o FBI trabalhou em conjunto com a National Crime Agency do Reino Unido e também com a Europol, além de ter firmado parceria com empresas privadas de 12 países diferentes.

Sendo assim, foi possível desativar a rede de bots do Gameover Zeus e impedir que ele continue contaminando milhares de computadores ao redor do mundo. Segundo o que foi explicado, desde 2011 o malware atingiu até 1 milhão de máquinas que rodam o sistema Windows, sendo que essa operação livrou cerca de 300 mil delas do programa malicioso em questão.

Um sistema muito lucrativo

Com o passar dos anos, estima-se que o vírus tenha desviado US$ 100 milhões, algo em torno de R$ 230 milhões na cotação atual. Isso aconteceu pelo fato de que o Gameover Zeus é capaz de roubar a senha e até mesmo arquivos de computadores de grandes corporações, com a liberação desses dados acontecendo somente com o pagamento de um resgate envolvendo altas cifras.

Evgeniy Mikhailovich Bogachev, o provável responsável pelo Gameover Zeus.

Esse sistema de seqüestro foi atrelado a um outro malware chamado Cryptolocker, também identificado pela operação internacional que tinha como foco o Gameover Zeus. Além de tudo isso, o vírus foi capaz de infectar tantas máquinas no planeta inteiro através de emails contaminados e disfarçados como cobranças, por exemplo.

Solução que não é permanente

O FBI afirmou que rastreou o vírus até a Rússia, mas que ainda não sabe exatamente qual é o grupo ou a pessoa que está por trás de todos esses golpes. Apesar disso, as autoridades norte-americanas identificaram o russo Evgeniy Mikhailovich Bogachev como um dos principais suspeitos, acusando-o de fraude, lavagem de dinheiro e conspiração.

Por fim, Leslie Caldwell, dirigente da divisão criminal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, disse: “Esse esquema era altamente sofisticado, extremamente lucrativo e difícil de interromper”. E, apesar de o sistema estar desativado no momento, há a possibilidade de que outros hackers envolvidos venham a ativar novamente o Gameover Zeus.

Cupons de desconto TecMundo: