Logo TecMundo
Segurança

PF investiga vazamento de dados de ministros do STF na Receita Federal

Quatro mandados de busca e apreensão foram realizados em três estados; incidente pode ter relação com caso do Banco Master.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule17/02/2026, às 10:17

updateAtualizado em 17/02/2026, às 11:51

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os investigados, que não tiveram detalhes como nome e profissão revelados, são suspeitos do envolvimento com possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.

De acordo com o Blog do Fausto Macedo no Estadão, o caso envolve informações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de familiares. A própria Procuradoria-Geral da República fez a representação inicial do caso que levou a essa solicitação do STF.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Fora as buscas, as autoridades também solicitaram o cumprimento de algumas medidas cautelares — talvez para impedir uma eventual fuga dos investigados, já que prisões não foram efetuadas. Elas incluem o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país.

Investigação segue sem detalhes

Não há maiores informações sobre que dados teriam sido expostos, quem são os ministros do STF afetados e nem a origem exata desses materiais.

Já suspeitas do vazamento teriam começado com o início da Operação Compliance Zero, que averigua irregularidades na atuação do Banco Master. O ministro Alexandre de Moraes abriu um inquérito no último mês para investigar uma possível quebra irregular de sigilo fiscal de ministros e familiares pela RF e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

“Em 12 de janeiro, o STF solicitou à Receita Federal auditoria em seus sistemas para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outros nos últimos três anos. O trabalho foi incluído em procedimento que já havia sido aberto no dia anterior pela Corregedoria da Receita Federal com base em notícias veiculadas pela imprensa", diz a nota da Receita Federal ao Estadão.

Além disso, a entidade alega que a auditoria "envolve dezenas de sistemas e contribuintes" e até já teria detectado "desvios" que foram informados ao STF.

Como pedir ressarcimento de investimentos pelo FGC em caso de investimentos em um banco liquidado? Confira o guia preparado pelo TecMundo.

star

Continue por aqui