Logo TecMundo
Segurança

Roblox: será que é possível burlar o reconhecimento de idade? Testamos

Após vídeos virais, o TecMundo testou o sistema de verificação de idade do Roblox; confira!

Avatar do(a) autor(a): Pedro Castro

schedule13/02/2026, às 08:00

Logo na primeira semana de janeiro deste ano, o Roblox desativou por padrão o uso do chat de voz para crianças a partir de 9 anos. A decisão gerou uma revolta entre os usuários, que realizaram até mesmo manifestações dentro do jogo, pedindo a volta da funcionalidade de comunicação para todas as idades.

Após o evento, viralizaram nas redes sociais vídeos de menores tentando burlar a verificação de idade do jogo, tentando até mesmo desenhar no próprio rosto uma barba com caneta esferográfica.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A ideia era que, com a barba falsa, a tecnologia do game reconheceria a criança como um adulto e permitiria que ela utilizasse o chat normalmente. Segundo alguns produtores de conteúdo, a tática funcionou.

Depois de me deparar com esses casos, eu fiquei curioso com a possibilidade e, aproveitando que eu não tenho nenhum pelo na minha cara, desenhei uma barba e fui fazer a verificação.

Por que testamos o jogo?

Além de colocar à prova uma teoria da internet, o meu teste também teve o objetivo de analisar o sistema de segurança do Roblox. Segundo David Baszucki, fundador e CEO do game, o título chega a registrar mais de 45 milhões de jogadores simultaneamente. E dentro de universo, a maioria esmagadora são crianças e adolescentes.

Apesar disso, o jogo ainda tem um lado sombrio e abriga abusadores
que tentam se passar por criança para cometer crimes como o grooming (aliciar menores de idade). 

O TecMundo abordou essa questão dos perigos virtuais e o submundo dos predadores sexuais na internet no episódio 3 da série Realidade Violada. Você pode conferir o documentário de graça no YouTube no link abaixo:

O Roblox me reconheceu como um adulto?

Para adicionar uma camada de complexidade, eu chamei alguém ainda mais jovem do que eu para participar do teste. No caso, o escolhido foi o Miguel, um estagiário da NZN (empresa mãe do TecMundo). 

Eu e ele pintamos a barba, só que em nenhuma das nossas tentativas, o sistema do Roblox falhou. Em ambas as verificações, a plataforma acertou a idade que temos, mostrando que, no nosso caso, a verificação funcionou.

Aprofundando o teste

O sistema de verificação de idade do Roblox funcionou com dois jovens adultos com cara de criança. Mas será que ele seria enganado por uma criança de verdade tentando se passar por um adulto? Também realizamos essa tarefa.

Para cumprir a missão, convocamos a Livia, de 11 anos, para nos ajudar. Nós a fizemos passar uma pequena vergonha e também pintamos uma barba com caneta no rosto dela (mas como toda criança, ela até achou engraçado e aproveitou para contar sobre seus jogos e Pokémon favoritos).

Para a nossa surpresa, diferentemente dos vídeos que viralizaram na internet, o Roblox conseguiu inferir que ela tinha entre 9 e 12 anos, na mosca!

CÓDIGO-ROBLOX-Brookhaven.jpg

As duas tentativas nos mostraram que a muralha de checagem de idade do Roblox funciona muito bem. Apesar disso, o TecMundo segue recomendando a pais e responsáveis que fiquem de olho em todos os serviços digitais que seus filhos menores de idade consomem.

E aí, você conhece crianças que jogam Roblox? O que elas acharam da decisão do game de bloquear os chats? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de seguir o TecMundo nas redes sociais!

star

Continue por aqui