O Google confirmou o fim de um serviço de cibersegurança fornecido pela empresa. Em breve, o Relatório da Dark Web deixará de ser oferecido para todos os usuários com uma conta pessoal ou corporativa da empresa.
O recurso vasculha vazamentos feitos nas camadas mais escondidas de rede e avisa ao usuário se informações pessoais, bancárias ou de acesso estão expostas nesses ambientes. Os dados pesquisados incluem email, nome, endereço residencial e número de telefone.
Nossos vídeos em destaque
A partir de 15 de janeiro de 2026, a plataforma não fará novas verificações de vazamentos na dark web, encerrando a função de busca. Já em 16 de fevereiro do mesmo ano a ferramenta de geração de relatórios como um todo sairá do ar.
Essa ferramenta chegou a ser exclusiva para assinantes do pacote de benefícios Google One, mas foi remodelada há pouco mais de um ano para se tornar um recurso gratuito.
O futuro da proteção digital na Google
De acordo com o comunicado oficial da companhia, publicado na página de suporte do Relatório da dark web, a opinião do público foi essencial para convencer a companhia a descontinuar o serviço.
- Os usuários informaram para a companhia que faltava para o serviço informações sobre o que fazer depois da confirmação de que os dados estavam expostos, ou então o fornecimento de recursos para reduzir eventuais danos;
- O Google prometeu que vai "continuar monitorando e protegendo" dados dos usuários, além de criar novas ferramentas que "oferecem etapas mais claras e práticas" para esse propósito.
)
Uma das ferramentas que segue no ar é a Privacidade nos resultados sobre você. Ela permite a você encontrar e pedir a remoção de dados pessoais de resultados da busca do Google, como número de telefone e endereço.
No lugar, a empresa recomenda o uso de outras plataformas ou softwares que auxiliem na proteção digital no geral. É o caso de uma verificação adicional de segurança, a configuração de chaves de acesso para login alternativo e o uso de um gerenciador de senhas, como o que é oferecido pelo próprio Google.
Recentemente, o Google lançou um navegador que realiza tarefas "sozinho" usando inteligência artificial (IA). Saiba mais nesta matéria!
)
)
)
)
)
)
)