menu
Logo TecMundo
Segurança

É o Batman? Polícias nos EUA estão usando dispositivo inusitado nas perseguições

Ferramenta usada pela polícia de Michigan chamou atenção na internet

Avatar do(a) autor(a): Amanda Fleure

schedule06/11/2025, às 09:00

updateAtualizado em 06/11/2025, às 17:39

A polícia de Livonia, no estado americano de Michigan, nos Estados Unidos, ganhou destaque nacional após divulgar imagens da captura de um carro roubado em uma rodovia local usando um dispositivo chamado “Grappler Police Bumper”. A ferramenta, criada por Leonard Stock, lança cabos que se prendem às rodas ou ao eixo de um veículo em fuga, permitindo que ele seja imobilizado com segurança.

Durante a perseguição, o motorista tentou continuar dirigindo mesmo com o equipamento preso, o que acabou arrancando o eixo traseiro do carro. O caso terminou com a prisão de um homem de 27 anos e duas passageiras, sem registro de feridos. Segundo Stock, o Grappler já foi utilizado com sucesso em mais de 1.500 operações policiais em 35 estados norte-americanos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Grappler Police
Policial Josh Sennes, de Eagan, posa ao lado de carro adaptado com o Grappler (Imagem: John Autey/ Pioneer Press).

O Capitão Eric Marcotte, da Polícia de Livonia, afirmou ao jornal CBS Detroit que o dispositivo representa um avanço importante para evitar tragédias em perseguições. A ferramenta vem sendo testada em meio a um aumento expressivo no número de motoristas que fogem de abordagens, a cidade registrou um crescimento de 80% nos últimos três anos. Em Michigan, vários acidentes fatais ocorreram recentemente durante perseguições.

Apesar do sinal positivo, especialistas e o próprio criador do Grappler alertam para os riscos. A ferramenta não é recomendada em todas as situações e deve ser acionada apenas quando há ameaça direta à vida de civis ou risco de colisões graves. O treinamento para operar o equipamento é realizado em um dia e a decisão de utilizá-lo fica a critério do policial em serviço.

 

Com esse feedback, outros DPs como o de Las Vegas, utilizaram o aparelho uma perseguição que terminou sem feridos após deter um suspeito de tentativa de homicídio e roubo de carro. Para as autoridades, o dispositivo pode representar uma nova era na forma de conter perseguições de alto risco, equilibrando eficiência policial e segurança pública. 

Futuramente teremos alguma resposta sobre essa ferramenta chegar ou não ao Brasil. O mesmo para alguma aparelhos semelhantes. Aproveite para conferir mais notícias de carros e tecnologia no TecMundo.