Segurança

BreachForums: membros de importante fórum cibercriminoso são presos na França

Mais três membros importantes do site BreachForums, popular no mundo do cibercrime, foram presos em operação na França

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

26/06/2025, às 11:55

Atualizado em 26/06/2025, às 13:33

Autoridades policiais francesas prenderam membros importantes do BreachForums, popular marketplace de dados vazados. A operação foi conduzida pela brigada de crimes cibernéticos do país, a BL2C, no início desta semana.

“Foram detidas pessoas suspeitas de administrar a plataforma BreachForums, voltada à negociação de dados pessoais roubados e ao acesso fraudulento a sistemas de informação”, informou o Parquet de Paris, órgão equivalente ao Ministério Público. “Este é mais um bom exemplo de cooperação policial e judiciária eficaz, em especial com os nossos parceiros americanos”, acrescentou o comunicado.

Quais membros do BreachForums foram presos?

Os indivíduos foram detidos na segunda-feira (23) e identificados por seus nomes de usuário na internet:

  • ShinyHunters;
  • Hollow;
  • Depressed.

As prisões são resultado de uma investigação iniciada em fevereiro de 2025, quando o hacker conhecido como IntelBroker foi capturado. Ele e os demais suspeitos estariam envolvidos em grandes vazamentos de dados contra alvos franceses, incluindo a varejista Boulanger, a operadora SFR, a agência de empregos France Travail e a Federação Francesa de Futebol (FFF).

No caso da France Travail, o incidente comprometeu informações de cerca de 43 milhões de pessoas.

Além desses ataques, os detidos também são associados a outros crimes cibernéticos de alto impacto. ShinyHunters e IntelBroker, por exemplo, estão ligados a vazamentos que atingiram empresas como Salesforce (controladora do Slack), Ticketmaster e AT&T.

O que é o BreachForums?

Conhecido também como Breached, o BreachForums é um dos principais fóruns internacionais voltados ao cibercrime. Além de discussões sobre hacking, o espaço funciona como mercado clandestino para a venda de dados vazados ou roubados de empresas e entidades de grande porte.

Em 2023, o fórum enfrentou uma crise após a prisão de seu fundador original, Conor Fitzpatrick, nos Estados Unidos. Em maio de 2024, os domínios foram reativados por ShinyHunters — agora, também preso.

 



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.