Google, Gmail, OpenAI: serviços de internet estão fora do ar ou instáveis nesta quinta (12)
Plataformas indicam que dezenas de serviços extremamente importantes estão parcialmente inativos ou instáveis; entenda

12/06/2025, às 16:06
Atualizado em 13/06/2025, às 12:25
)
Na tarde desta quinta-feira (12), boa parte de diversos serviços essenciais na internet parecem estar sofrendo instabilidade ou inatividade. Segundo o site DownDetector, dezenas de plataformas estão com relatos de problemas, incluindo o Google, Gmail, Anthropic, OpenAI, Cloudflare e outros.
Atualização (18h20): o vetor do problema identificado, até o momento, foi o Google Cloud.
As sinalizações na plataforma começaram a partir das 14h30 e estão em uma crescente. A ferramenta aponta que o Google, por exemplo, já teve mais de 2.700 reclamações somente na última hora, indicando um problema maior. Ainda não há, entretanto, informações sobre a origem do problema.
)
Cloudflare e Google confirmam instabilidade
Em seu site oficial, a Cloudflare foi a primeira a se pronunciar e ressaltou que estava investigando o crescimento no número de falhas intermitentes. A atualização mais recente aponta que a empresa já começou a ver a recuperação de alguns serviços, mas ainda é esperado que erros aconteçam.
O Google também revelou que já está ciente das instabilidades e trabalha para reverter o cenário. Segundo a companhia, o problema ocorreu durante uma atualização no sistema de gerenciamento de API do Google Cloud, que acabou sendo distribuída globalmente. “Lamentamos o inconveniente e agradecemos a paciência e o apoio”, diz o Google em sua página de status. Segundo a empresa, estes serviços diretos foram afetados:
- Gmail
- Google Agenda
- Google Chat
- Google Cloud Search
- Documentos do Google
- Google Drive
- Google Meet
- Google Tarefas
- Google Voice
A OpenAI, por meio de sua conta no X, também confirmou a instabilidade em seus serviços. A empresa afirma que o problema foi solucionado e todos os serviços impactados foram retomados.
Em contato com o TecMundo, a assessoria da AWS afirmou não sofreu instabilidade em seu serviço.
Para mais informações sobre a internet, fique de olho no site do TecMundo.