Dicas do Windows 7: como obter permissões para acessar arquivos e pastas

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como obter permissões para acessar arquivos e pastas

Dividir computadores com familiares e amigos pode ser um grande problema, principalmente quando se fala em assuntos delicados como invasão de privacidade ou proteção de dados sigilosos em geral. Por isso existem vários programas que bloqueiam acessos a algumas pastas, incluindo codificadores que inserem senhas para a abertura de setores do disco rígido.

Com o Windows 7, não é necessária a instalação de aplicativos adicionais para garantir a integridade de arquivos e pastas, pois o novo sistema operacional da Microsoft possui algumas configurações adicionais de segurança que visam intensificar as barreiras de proteção contra invasões de outros usuários do mesmo computador.

O mecanismo de segurança do Windows 7 foi desenvolvido para prevenir modificações acidentais ou intencionais em arquivos e pastas. Essa prevenção ocorre com a proibição do acesso de alguns usuários nos arquivos que o proprietário julgar como de uso exclusivo ou limitado aos outros.
 
Usuário, acompanhe o passo a passo criado pelo portal Baixaki para entender como tornar-se administrador de determinados arquivos e pastas pessoais, além de ceder acesso desses arquivos a outros usuários registrados no mesmo computador.

Bloqueie o acesso de intrusos

Como obter a propriedade dos arquivos e pastas?
Primeiro localize o objeto desejado, então clique sobre ele com o botão direito e selecione a opção “Propriedades”. Com a janela de propriedades aberta, escolha a aba “Segurança” e então “Avançado”.

Com a aba “Segurança” aberta, selecione “Proprietário” e em seguida clique sobre o botão “Editar”. Uma nova janela será aberta e nela será possível visualizar outro botão chamado “Outros usuários e grupos”.

Na janela a que for direcionado, selecione o usuário ou grupo a que deseja transferir a propriedade do arquivo. Clique em “OK” e novamente em “OK” quando a janela de comando surgir na tela do Windows.

Opções avançadas de segurança


Como ceder permissões a outros usuários?
Localize a pasta ou o arquivo desejado, após isso clique sobre o objeto com o botão direito e selecione “Propriedades”. Selecione o botão “Editar” na janela de propriedades e então escolha os usuários aos quais deseja ceder permissões.

Duas listas com várias caixas de marcação serão abertas. Ao marcar a primeira delas, o administrador estará permitindo acessos e, marcando a segunda, proibições serão adicionadas. Clique em Ok e a janela será fechada já com as alterações realizadas.

Listas de permissões

Usuário do portal Baixaki, você já sofreu com a falta de privacidade e propriedade sobre pastas e arquivos pessoais? Essas informações sobre segurança foram uteis?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.