Suspeito do maior vazamento do Brasil é preso; 223 milhões de pessoas foram afetadas

1 min de leitura
Imagem de: Suspeito do maior vazamento do Brasil é preso; 223 milhões de pessoas foram afetadas
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Polícia Federal fez, na última terça-feira (9), a prisão preventiva do suspeito responsável por cometer o maior vazamento de dados do Brasil. O mandado foi cumprido em Feira de Santana, na Bahia.

Segundo a Polícia Federal, o suspeito é identificado como Marcos Roberto Correia da Silva. Na rede, ele ficou conhecido como "VandaTheGod", além de ser o autor do vazamento de informações de 223 milhões de brasileiros em 2021.

Relembre: Tudo sobre o vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros

Dentre as principais informações expostas e comercializadas por Marcos, estão:

  • Dados associados ao CPF (nome, data de nascimento e endereço);
  • Endereços;
  • Fotos de rosto;
  • Score de crédito (indicador que diz quem é bom pagador), renda, cheques sem fundo e outras informações financeiras;
  • Imposto de renda de pessoa física;
  • Dados cadastrais de serviços de telefonia;
  • Informações de escolaridade;
  • Benefícios do INSS;
  • Dados referentes a servidores públicos;
  • Informações do LinkedIn.

Suspeito comercializou dados de milhões de pessoas em troca de dinheiro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Suspeito comercializou dados de milhões de pessoas em troca de dinheiro. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Passagens antigas

A periculosidade do suspeito preso ontem não é algo recente. Vale lembrar que, em 2019, ele chegou a ser preso na Operação Defaced da Polícia Civil. Nesta época, Marcos foi indiciado pela invasão de páginas como o Tribunal de Justiça de Goiás, a Polícia Civil de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais.

Um ano após essa prisão, Marcos se tornou alvo da operação Exploit. Nesta ocasião, era apontado como o principal suspeito de ter invadido os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral e também arquitetado um ataque ao Senado. As denúncias ainda dão conta de que, após acessar a rede, ele fez um vídeo mostrando a fragilidade de segurança dos sites.

A Polícia Federal informou ainda que o suspeito estava em prisão domiciliar usando uma tornozeleira eletrônica por conta da Operação Deepwater, deflagrada em março de 2021. Porém, ela foi rompida em novembro de 2023, e desde então Marcos estava foragido das autoridades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.