Apple anuncia criptografia pós-quântica mais avançada até agora; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia criptografia pós-quântica mais avançada até agora; entenda
Imagem: picturejohn/Getty Images

A Apple anunciou, nesta quarta-feira (21), que o iMessage ganhará um protocolo de criptografia pós-quântica. A novidade, que é conhecida como PQ3, chegará ao app de mensagens como uma feature do iOS 17.4, iPadOS 17.4, macOS 14.4 e watchOS 10.4.

De acordo com a Maçã, o método contra computação quântica tem as “propriedades de segurança mais fortes que qualquer protocolo de mensagem em escala do mundo”.

A empresa pontuou que este é o maior upgrade de segurança “da história do iMessage” e que o aplicativo foi reconstruído “do zero”.

AppleA Apple explicou os protocolos de segurança utilizados pelos principais apps de mensagem (Imagem: Divulgação/Apple)

Ainda segundo a Apple, o PQ3 é o primeiro protocolo a alcançar o nível 3 de segurança criptográfica. Para se ter uma ideia, a criptografia de ponta a ponta utilizada pelo WhatsApp está no nível 1 de proteção.

Anteriormente, o Signal tinha sido o primeiro aplicativo de larga escala a introduzir um modelo de proteção de criptografia pós-quântica (PQC).

Mitigar os riscos do futuro

Os computadores quânticos ainda não são populares e, portanto, ainda não representam um grande perigo para a segurança dos usuários. Contudo, ao lançar o PQ3, a Apple defendeu que está se adiantando aos problemas.

De acordo com a Apple, apesar de os computadores ainda não existirem, nada impede que hoje em dia agentes maliciosos coletem uma grande quantidade de dados criptografados.

iMessageO novo protocolo de segurança do iMessage está em fase beta e chegará para usuários em breve (Imagem: hocus-focus/Getty Images)

“Mesmo que eles não possam descriptografar nenhum desses dados hoje, eles podem retê-los até adquirirem um computador quântico que possa descriptografá-los no futuro, um cenário de ataque conhecido como Harvest Now, Decrypt Later”, explicou trecho de um comunicado da dona do iPhone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.