Celular Seguro: app do governo registra 12,5 mil alertas de bloqueio em um mês

1 min de leitura
Imagem de: Celular Seguro: app do governo registra 12,5 mil alertas de bloqueio em um mês
Imagem: Paolo Cordoni/Getty Images

O Celular Seguro registrou 12.591 alertas de bloqueio até esta sexta-feira (19), quando o serviço completou um mês. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Lançado para aumentar a segurança dos dados pessoais dos celulares, o Celular Seguro interliga em um sistema o bloqueio de bancos e operadoras caso o aparelho seja roubado, furtado ou perdido.

De acordo com o MJSP, neste período de funcionamento, o app recebeu o cadastro de 1,2 milhão de pessoas, 954.278 smartphones e ainda 818.850 pessoas de confiança (usuários que podem efetuar os bloqueios da linha telefônica no lugar da vítima).

CelularEm 2022, o Brasil teve quase 1 milhão de registros oficiais de roubos e furtos de celular (Imagem: K-Kwanchai/Getty Images)

Os roubos lideram a lista de principais ocorrências para que o bloqueio no app fosse realizado. Segundo a pasta, no período foram notificados 5.496 casos de roubo, 3.965 furtos e 2.549 perdas.

Com 3.288 casos, São Paulo foi o estado onde houve o maior número de registros no Celular Seguro. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (1.567), Bahia (940), Pernambuco (904) e Minas Gerais (778).

Como bloquear um celular roubado?

Além de um site, o Celular Seguro está disponível gratuitamente em formato de app para celulares Android e iOS. Confira, a seguir, como acessar e se cadastrar no Celular Seguro:

  • Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou App Store (iOS) e realize a instalação;
  • Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”, depois se identifique utilizando seu CPF e senha;
  • Ao acessar o sistema pela primeira vez, você precisará aceitar os termos de uso. Clique em “Concordo” para prosseguir com o acesso;
  • Depois disso você já tem acesso ao Celular Seguro. A tela inicial conta com as opções de cadastro de pessoas de confiança, registrar um telefone e registrar uma ocorrência;
  • No menu lateral você tem acesso a mais opções como edição do seu perfil, buscar dispositivo, tutorial e termos de uso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.