Celular Seguro: governo alerta para golpes usando app que bloqueia celular roubado

1 min de leitura
Imagem de: Celular Seguro: governo alerta para golpes usando app que bloqueia celular roubado
Imagem: Getty Images/Reprodução

Recém-lançado, o Projeto Celular Seguro já é alvo de golpistas. O Governo Federal alertou as pessoas para que não cliquem em links enviados por mensagem para se cadastrar na ferramenta. A inscrição só pode ser feita diretamente no site do projeto, com a conta gov.br.

Os endereços fraudulentos estão circulando nas redes sociais. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) busca identificar os golpistas, que podem responder diante da lei.

O MJSP lançou o serviço na terça-feira (19), para que vítimas de roubo e furto bloqueiem serviços e aplicativos rapidamente. Tanto o site quanto o aplicativo para que as pessoas façam o cadastro na ferramenta já estão disponíveis desde quarta (20).

A ação objetiva combater roubos e furtos no Brasil. Em menos de 24 horas, 275 mil usuários já haviam se cadastrado no aplicativo Celular Seguro BR, disponível na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS. No mesmo período, 735 alertas de perda, roubo e furto foram recebidos.

Os usuários podem cadastrar mais de um aparelho no site e aplicativo do Governo Federal.Os usuários podem cadastrar mais de um aparelho no site e aplicativo do Governo Federal.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Como realizar o cadastro no Projeto Celular Seguro

O cadastro na ferramenta do governo precisa que os aparelhos, em quantidade indeterminada, estejam vinculados ao CPF do usuário. Dá para efetuar a interrupção pelo site, em um computador. Há ainda a opção de indicar pessoas de confiança, os contatos de emergência, para que a linha seja bloqueada após roubo, furto ou extravio.

No projeto do MJSP, também há procedimentos para que aplicativos de bancos e instituições financeiras fiquem inacessíveis, mas cada um tem um tempo diferente. Se o aparelho roubado for recuperado, é preciso entrar em contato com a operadora, bancos e aplicativos para liberar o serviço novamente.

O Governo Federal ainda destacou que não vai usar os dados das pessoas e também que não é possível acessar as informações armazenadas nos celulares. Todos os cadastros serão tratados segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.