Tem um celular Galaxy? Samsung lança nova proteção contra vírus

1 min de leitura
Imagem de: Tem um celular Galaxy? Samsung lança nova proteção contra vírus
Imagem: Samsung

A Samsung apresentou recentemente o Auto Blocker, uma nova ferramenta de segurança que promete aprimorar a proteção de aparelhos da linha Galaxy. Totalmente opcional, o recurso garante mais controle sobre a experiência geral, protegendo o usuário de ameaças do dia a dia.

A seguir, confira mais detalhes sobre o funcionamento da solução de segurança, suas principais funções e quais aparelhos podem utilizá-la.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Bloqueio para sideloading

A primeira capacidade do Auto Blocker é a proteção nativa contra downloads de apps de fontes desconhecidas — também conhecido como "sideloading". A prática, embora importante para garantir maior profundidade de personalização, pode servir como porta de entrada para malwares.

A proteção da Samsung evita que apps maliciosos sejam instalados no celular.A proteção da Samsung evita que apps maliciosos sejam instalados no celular.Fonte:  GettyImages 

Por padrão, o recurso é desativado nas configurações do celular, já que sideloading é algo bem comum. Porém, aqueles que quiserem da proteção, podem habilitá-la e restringir os downloads de programas somente de fontes confiáveis, como Samsung Store e Play Store.

Proteção contra malwares

Todas as instalações de aplicativos feitas por conexão USB são verificadas pelo Auto Blocker. A função impede que o usuário seja vítima de apps maliciosos quando outra pessoa tem acesso físico ao aparelho, como em entradas USB públicas.

Por fim, outro recurso do Auto Blocker é o Message Guard. A função ajuda a evitar ataques "Zero Click" (ameaças acionadas sem qualquer ação por parte do usuário) ou mensagens que contém código malicioso.

Nova função da One UI promete melhorar segurança dos celulares Galaxy.Nova função da One UI promete melhorar segurança dos celulares Galaxy.Fonte:  Samsung 

A proteção do Message Guard está disponível nos principais mensageiros, incluindo Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.

Quais celulares podem usar a função?

O Auto Blocker da Samsung está presente na One UI 6, a versão mais recente da interface do Android produzida pela Samsung. A atualização para o novo sistema chega para celulares de várias faixas de preço, incluindo a linha principal deste ano, a Galaxy S23.

No final de outubro, a nova interface da Samsung começou a ser distribuída para os Galaxy S23. Por enquanto, não há previsão para a chegada da One UI 6 para todos os dispositivos.

Enquanto isso, você pode conferir neste link uma lista com todos os celulares Galaxy compatíveis com a atualização e, também, com o Auto Blocker.



smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.