Como manter uma smart home à prova de hackers

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como manter uma smart home à prova de hackers
Imagem: gettyimages

O avanço da Internet das Coisas (IoT) trouxe várias facilidades o dia a dia, permitindo conectar diversos eletrodomesticos e eletrônicos em uma mesma rede e transformando casas em smart homes

Contudo, essa mesma conexão pode oferecer riscos. Afinal estes dispositivos coletam informações sobre os hábitos dos moradores e, se a rede onde os aparelhos estão conectados for invadida, a privacidade e segurança deles ficam comprometidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, é fundamental entender a forma que os cibercriminosos podem agir para, então, saber como se precaver dos perigos.

Como hackers podem invadir uma smart home

kaspersky smart home(Fonte: GettyImages)

Como os dispositivos de casas inteligentes são conectadas em uma mesma rede, quando um deles é invadido, o hacker pode conseguir coletar informações de vários aparelhos.

Dentre os dispositivos mais fáceis de serem hackeados, estão babás eletrônicas e câmeras de segurança. Se elas forem acessadas, os invasores conseguem espiar dentro de sua casa e saber o que acontece na sua rotina.

Outro ponto de vulnerabilidade, pode ser a própria rede de internet doméstica. Senhas fracas, falta de atualização de modem ou roteador e malwares podem abrir brechas para que ela seja invadida, dessa forma criminosos conseguem coletar dados sensíveis, como informações de contas bancárias, acessos de redes sociais e sites de compras com cadastro.

Por fim, como a maioria dos dispositivos de uma casa inteligente são controlados por smartphone, criminosos podem conseguir acesso à sua casa apenas roubando o aparelho.

Como evitar esses problemas e ter uma smart home segura?

kaspersky smart homes(Fonte: GettyImages)

Para poder usufruir tranquilamente dos benefícios de uma casa conectada, o ideal é passar na frente dos golpistas e se precaver quanto à sua segurança. Vejamos a seguir dicas importantes do que fazer.

1. Proteja sua rede

Mantenha modem, roteador ou repetidor com o firmware sempre atualizado. Você pode fazer isso diretamente do painel de gerenciamento da interface da web ou entrando em contato com seu provedor. Também é importante desativar a função "gerenciar o roteador de fora da rede doméstica" nas configurações.

2. Altere as senhas padrão

A maioria dos dispositivos inteligentes vêm com uma senha padrão de fábrica, que pode ser facilmente encontrada na internet. Por isso é importante sempre mudar a senha assim que foi realizado o primeiro acesso.

3. Troque de senhas pelo menos a cada seis meses

Outro ponto importante é não manter a mesma senha por muito tempo, pois ela pode acabar comprometida. Para criar senhas fortes, o uso de caracteres especiais, letras maiúsculas e minusculas é essencial, bem como nunca utilizar nomes, frases ou datas de aniversário.

4. Mude a palavra de ativação por voz

Caso use seus dispositivos acionados por voz, como a Echo Dot da Amazon e o Google Assistente, personalize o comando de ativação, trocando o “Ok, Google” ou “Ei, Alexa” para algo que só você e sua família saibam;

kaspersky smart hpmes(Fonte: GettyImages)

5. Só compre dispositivos de smart home de fornecedores confiáveis

Aparelhos eletrônicos precisam ser frequentemente atualizados para corrigir erros e evitar falhas de segurança. Dessa forma, é muito mais seguro investir em um dispositivo de marca confiável, que certamente lançará atualizações de forma ágil e assídua.

6. Segmente sua rede de Wi-Fi

É possível separar a sua rede de internet para diferentes fins. Nesse sentido, a recomendação é ter uma rede da casa — apenas para a família —, uma rede de convidados e uma rede apenas para dispositivos inteligentes. Assim, a rede da casa fica isolada e os dados sensíveis protegidos;

7. Invista em um bom sistema de cibersegurança

Para reforçar a proteção de sua rede e de seus dispositivos, investir em um sistema robusto de cibersegurança é fundamental. A Kaspersky, por exemplo, oferece monitoramento de casa inteligente, que verifica vulnerabilidades, avisa sobre tentativas de acesso e protege rede a cabo e Wi-Fi contra conexões não autorizadas.

---

Aproveite todas as facilidades de uma smart home com segurança e tranquilidade. Conheça os planos da Kaspersky, empresa líder em cibersegurança, criados justamente para atender a todas as suas necessidades de proteção, e vão garantir a proteção das redes que você usa em casa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.