Criptografia de dados: o que é e como funciona essa proteção?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Criptografia de dados: o que é e como funciona essa proteção?
Imagem: gettyimages

A segurança das nossas comunicações e informações deveria ser uma preocupação primordial. Como você deve saber, dados e privacidade online estão cada vez mais vulneráveis. Isso vale também pare mensageiros!

Aplicativos como WhatsApp e Telegram prometem proteger nossas conversas com criptografia, mas o que exatamente isso significa? E, mais importante, até que ponto isso realmente traz mais segurança? É o que vamos ver agora!

kaspersky criptografiaA criptografia de dados é uma ferramenta chave para proteção de dados. (GettyImages/Reprodução)

O que é a criptografia de dados e para que serve?

A criptografia de dados é uma técnica de segurança que envolve a conversão de informações em um formato ilegível, chamado de "criptograma", durante a transmissão ou armazenamento. 

Essa transformação é realizada por meio de algoritmos matemáticos complexos e chaves de criptografia que tornam as informações acessíveis apenas para pessoas autorizadas — que possuem a chave correta.

A principal finalidade da criptografia é garantir a confidencialidade e a integridade das informações. Vamos entender melhor como ela desempenha esse papel fundamental:

  1.  Confidencialidade: a criptografia protege seus dados pessoais e informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e mensagens privadas. Quando você envia ou armazena dados criptografados, mesmo que terceiros mal-intencionados interceptem essas informações, elas permanecem ilegíveis e inúteis sem a chave de descriptografia adequada.
  2.  Integridade: além de manter seus dados em sigilo, a criptografia também garante que eles não sejam adulterados durante a transmissão. Qualquer tentativa de modificar os dados criptografados resultará em uma detecção imediata de corrupção.
  3.  Autenticidade: a criptografia também é usada para verificar a autenticidade de origens de dados. Por exemplo, sites seguros usam certificados SSL/TLS para garantir que você esteja realmente se conectando ao site pretendido e não a um site fraudulento.
  4.  Proteção contra ameaças digitais: a criptografia ajuda a proteger contra ameaças digitais, como malware e ataques de hackers. Mesmo que um invasor acesse seus dados, eles permanecerão inacessíveis sem a chave de descriptografia.

Como funciona a criptografia no WhatsApp e outros aplicativos de mensagem?

kaspersky criptografiaWhatsApp oferece recurso de criptografia ponta a ponta para proteger usuários (GettyImages/Reprodução)

Para entender melhor, imagine que você deseja enviar uma mensagem de texto confidencial para um amigo e você não quer que mais ninguém, exceto seu amigo, possa ler essa mensagem. Esse é o caminho comum que o aplicativo percorre:

  • Texto simples: sua mensagem original.
  • Chave de criptografia: uma chave secreta que instrui como embaralhar a mensagem.
  •  Criptografia: aplicação da chave para transformar a mensagem original em uma versão ilegível.
  • Mensagem criptografada: a mensagem resultante após a criptografia, que é enviada de forma segura.
  • Recepção: seu destinatário recebe a mensagem criptografada.
  • Chave de descriptografia: a mesma chave é usada para reverter o processo de criptografia.
  • Descriptografia: a mensagem criptografada é transformada de volta no texto original, tornando-a legível apenas para as pessoas com a chave.

Aqui, a chave de criptografia desempenha um papel fundamental na segurança da comunicação. Sem essa chave específica é quase impossível para alguém decifrar a mensagem criptografada. Nem mesmo o aplicativo consegue ler o conteúdo da mensagem, tornando a comunicação segura e confidencial entre você e seu amigo. 

Esse é apenas um exemplo simples de criptografia. Em cenários reais, são utilizados algoritmos matemáticos muito mais complexos para proteger informações sensíveis.

É possível ter esse nível de segurança além dos apps de mensagem? 

Se você entendeu como funciona a criptografia de dados e como essa tecnologia pode agir em favor da sua segurança online, vai gostar de saber que esse recurso não é limitado aos apps como WhatsApp e Telegram.

É possível ter esse nível de segurança em todas as suas atividades digitais, contando com um software de segurança completo que previna e atue contra qualquer ameaça que chegue até você. Uma ótima solução é a Kaspersky.

Kaspersky: sua solução em criptografia de dados contra ameaças digitais

A Kaspersky é reconhecida pelas soluções antivírus completas que oferece, indo além da proteção básica ao trazer uma solução de criptografia de dados robusta. Veja como a Kaspersky pode ajudar a proteger seus dados:

  • Criptografia de arquivos locais: protege arquivos em unidades de computadores locais usando listas personalizadas de extensões de arquivo e pastas. Isso garante a segurança dos dados.
  • Criptografia de unidades removíveis: permite a criação de regras de criptografia para dispositivos externos, protegendo seus dados quando transferidos para unidades removíveis.
  • Criptografia de discos rígidos: oferece opções avançadas de criptografia para discos rígidos, incluindo o uso do Kaspersky Disk Encryption e do BitLocker para garantir a proteção completa dos dados.
  • Gerenciamento de regras de acesso: permite criar regras de acesso para arquivos criptografados, controlando quem pode ou não acessar o conteúdo protegido.
  • Arquivos compactados criptografados: possibilita a criação de arquivos compactados protegidos por senha, tornando o compartilhamento de dados seguro e confidencial.

Essas funcionalidades garantem que os dados estejam protegidos em várias camadas, desde arquivos individuais até discos rígidos inteiros, garantindo a segurança das informações críticas, sejam elas pessoais e particulares ou de trabalho e empresas.

A segurança nas mensagens e a proteção de dados são essenciais na era digital. Confira as soluções da Kaspersky para aproveitar a tecnologia a favor da sua segurança online!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.