Grupo usava Raspberry Pi para hackear caixas eletrônicos e roubar dinheiro

1 min de leitura
Imagem de: Grupo usava Raspberry Pi para hackear caixas eletrônicos e roubar dinheiro
Imagem: Getty Images/Reprodução

Um trio de criminosos acusado de usar dispositivos Raspberry Pi para desativar as ferramentas de segurança de caixas eletrônicos de bancos foi preso nos Estados Unidos depois de roubar milhares de dólares dos equipamentos. O caso aconteceu em agosto na cidade de Lubbock, no Texas.

Os detalhes sobre como os minicomputadores de código aberto foram usados para hackear os mecanismos que protegiam as máquinas bancárias de acessos indevidos não estão totalmente claros. Mas de acordo com o site EverythingLubbock, os três homens conectavam os PCs aos caixas e, de alguma forma, conseguiam destravá-los.

A partir daí, eles obtinham acesso à gaveta em que as notas ficavam armazenadas e efetuavam a retirada sem maiores dificuldades. Documentos judiciais indicam o roubo de pelo menos US$ 5.700, quantia equivalente a mais de R$ 28 mil pela cotação atual.

O Raspberry Pi se destaca pelo tamanho compacto e a facilidade de uso em diferentes tipos de projetos.O Raspberry Pi se destaca pelo tamanho compacto e a facilidade de uso em diferentes tipos de projetos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Porém, não está descartada a hipótese de que os ladrões usando Raspberry Pi para invadir caixas eletrônicos nos EUA tenham participado de outras ações do tipo. Como destaca a publicação, há denúncias de mais roubos com métodos parecidos na região.

Prisão

As autoridades policiais texanas prenderam os três homens em um hotel de Lubbock, algum tempo depois do roubo de milhares de dólares nos caixas eletrônicos. No quarto onde eles estavam hospedados, também foram encontrados dois minicomputadores Raspberry Pi utilizados para a prática do crime, mas detalhes sobre os modelos dos dispositivos não foram revelados.

Os suspeitos foram detidos no início de agosto sob acusações de interceptação, uso ou divulgação ilegal de comunicações eletrônicas, telefônicas ou orais e envolvimento em atividades criminosas. Um dos integrantes do grupo recebeu ainda uma acusação adicional de falsificação.

Segundo a Força-Tarefa contra Crimes Financeiros do Texas, o trio “roubou grandes somas de moeda dos EUA na região oeste do estado”, mas a quantia total não foi revelada nem quantos caixas eles teriam hackeado. Os homens permanecem sob custódia federal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.