Como identificar sites de reservas de viagens falsos

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como identificar sites de reservas de viagens falsos
Imagem: kaspersky

Um caso recente chamou a atenção daqueles que buscam pacotes de viagem com datas flexíveis que tendem a ter preços mais viáveis. A agência 123milhas anunciou, em 18 de agosto, que irá suspender emissões de passagens e pacotes de sua linha promocional com previsão de embarque entre setembro e dezembro deste ano.

Conforme divulgado pela CNN Brasil, os valores serão devolvidos integralmente aos clientes por meio de vouchers, com correção monetária de 150% do CDI, e poderão ser usados na compra de outros produtos na própria agência. Os clientes não poderão ser ressarcidos no valor que investiram nos pacotes.

No comunicado, a empresa justifica que o caso ocorreu por “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, relacionados principalmente à pressão da demanda e ao preço das tarifas aéreas”.

A situação obviamente causou desconforto entre os clientes que, conforme a Bloomberg Línea, não conseguiram falar com a agência e reclamaram do fato da empresa ter cancelado viagens sem aviso.

Em março deste ano, outra agência conhecida no mercado, a Hurb (antigo Hotel Urbano) também se envolveu em uma polêmica. Conforme divulgado no Uol, o Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu um processo administrativo contra a empresa por desrespeito aos direitos dos consumidores.

kaspersky site viagem golpeÉ preciso ter atenção para não cair em golpes na hora de escolher o destino de viagem. (GettyImages/Reprodução)

Apesar destas companhias não serem agências de reservas de viagens falsas, possuem riscos inerentes aos contratos referentes a cada pacote de viagem adquirido.

Por outro lado, existem casos mais complicados, em que sites fraudulentos prometem pacotes imperdíveis e não cumprem. Segundo divulgado pela Kaspersky, em um golpe comum de passagens aéreas no Brasil, a vítima deve informar o seu CPF e senha para acessar um site falso. Neste momento, as credenciais são roubadas.

Após terem acesso à conta, os fraudadores transferem os pontos de benefícios e milhagens da vítima e fazem a monetização ao vendê-los. Caso a pessoa não perceba o sequestro da conta e siga transferindo os pontos, o fraudador seguirá roubando os benefícios por tempo indeterminado.

Vamos aprender a não cair nessas armadilhas?

Todo cuidado é pouco

Uma dica importante é sempre acessar o site oficial do hotel, empresa aérea ou agência de aluguel de carros que você deseja contratar. Caso o site seja de terceiros, verifique se é seguro e de confiança. Fique de olho na URL e não siga o processo de compra caso tenha símbolos especiais no lugar de letras ou grafias erradas. Se ainda ficar em dúvida, verifique o certificado do site clicando no ícone de bloqueio, localizado à esquerda da URL. Encurtadores de URL também são usados com frequência pelos golpistas, por isso, desconfie.

kaspersky site viagem golpeOs sites falsos costumam se assemelhar com os verdadeiros e conhecidos, por isso, atenção aos detalhes. (GettyImages/Reprodução)

Os golpistas também adoram usar alfabetos alternativos para disfarçar as URLs de suas páginas de phishing, usando caracteres do alfabeto letão, por exemplo. Ardilosos, não?

Além disso, você pode contar com outros recursos, como a função Navegação segura na Web dos serviços de proteção da Kaspersky, que te resguarda de sites, downloads e extensões perigosas.

Conte com a sua rede de amigos e família para pedir indicações e dicas de empresas que eles já utilizaram. Nunca acesse links vindos de fontes desconhecidas, como e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais. Você também pode obter ajuda do Antiphishing da Kaspersky, que resguarda você de sites e e-mails falsos criados por cibercriminosos para roubar sua identidade e seu dinheiro, e está presente nos três principais pacotes de proteção da marca.

Também é interessante usar sempre o cartão de crédito ao invés do de débito para realizar reservas online, assim, no caso de um site falso, você não terá dado acesso direto à sua conta bancária. Além disso, a funcionalidade Proteção de pagamentos da Kaspersky previne que os detalhes de seu cartão de crédito e dados financeiros sejam interceptados por hackers quando você faz uma transação online.

Caso já tenha feito a reserva, ligue para a empresa em questão para confirmar o registro, pois, se for uma fraude, é bom saber disso quanto antes a fim de relatar o crime à empresa de cartão de crédito, por exemplo.

Senhas sempre protegidas

kaspersky site viagem golpeAs soluções da Kaspersky protegem as suas senhas e toda a navegação online. (GettyImages/Reprodução)

Se você já tiver conta em sites conhecidos, como Airbnb ou Booking.com, faça a sua reserva por meio deles. Você deve usar uma senha complexa para acessar essas plataformas. O Kaspersky Password Manager te ajuda na tarefa, pois mantém as suas senhas e dados de pagamento em uma área segura e criptografada.

Sem deixar a segurança de lado, a solução oferece agilidade no preenchimento destes dados, além de permitir a geração de senhas exclusivas e superfortes para todas as suas contas online.

Agora você já está ciente das principais formas de se proteger de golpes em sites e reservas de viagem e poderá sair de férias com tranquilidade, sempre com a proteção da Kaspersky em seus dispositivos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.