8 dados alarmantes sobre segurança digital de pequenas empresas

3 min de leitura
Imagem de: 8 dados alarmantes sobre segurança digital de pequenas empresas

No mundo digital em constante evolução, a segurança cibernética se tornou uma necessidade central para empresas de todos os tamanhos. Dados recentes inclusive revelam que as pequenas empresas, que muitas vezes não têm os recursos necessários para lidar com ameaças digitais complexas, estão entre os alvos preferidos para ciberataques.

Uma falha comum dos líderes das pequenas e médias empresas (PMEs) é acreditar que os ciberataques são exclusivos das grandes corporações, o que resulta em uma vulnerabilidade significativa. Segundo levantamentos, os três meios mais invadidos pelos criminosos são: atividade na internet, dispositivos móveis e e-mail.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o estudo “How Covid-19 is impacting future investment in security and privacy”, elaborado pela EY, os ataques cibernéticos a empresas aumentam 300% na pandemia. No contexto atual, em que muitas empresas mantêm suas atividades em home office, as análises mostram que os principais golpes são o roubo de senhas corporativas, ataques via internet e invasão da rede que explora o trabalho remoto.

A seguir, listamos 8 dados que acendem um alerta para a segurança cibernética de pequenas empresas. Confira!

1. O número de ataques a PMEs cresceu no Brasil. De janeiro a abril do último ano, esse nicho foi alvo de 41% dos ataques no país.

2. 46% de todas as invasões cibernéticas afetam empresas com menos de 1.000 funcionários.

3. 82% dos ataques de ransomware em 2021 foram contra empresas com menos de 1.000 funcionários. Já 37% das empresas atingidas tinham menos de 100 funcionários.

4. Os funcionários de pequenas empresas sofrem 350% mais ataques de engenharia social do que os de grandes empresas.

5. O Brasil é o segundo principal alvo de ataques cibernéticos no mundo, ficando atrás apenas dos EUA.

6. 87% das pequenas empresas têm dados de clientes que podem ser comprometidos em um ataque.

7. 27% das pequenas empresas sem proteção de segurança cibernética coletam informações de cartão de crédito dos clientes.

8. 80% das empresas brasileiras acham insuficientes suas medidas de recuperação após ataques e se sentem desprotegidas.

O papel do profissional de TI na resiliência cibernética de seus clientes

O profissional de TI desempenha um papel fundamental na proteção cibernética das pequenas e médias empresas. Ele é responsável por garantir a segurança dos sistemas, redes e dados das organizações. Isso inclui a implementação de medidas preventivas, como firewalls atualizados, software antivírus, autenticação de dois fatores e políticas de senhas robustas.

Além disso, o profissional de TI deve estar sempre atento a novas ameaças e vulnerabilidades, realizando atualizações regulares de segurança e educando os funcionários sobre práticas seguras na internet.

A segurança cibernética moderna deve ser inteligente, escalável e automatizada

Junto com a Dell Technologies, os profissionais de TI autônomos, que atendem pequenas e médias empresas, conseguem entregar um alto padrão de segurança e excelência nos resultados. Com o programa Dell Expert Network, os consultores de TI são conectados a especialistas em cibersegurança da Dell e têm acesso a um atendimento exclusivo.

A Dell, em parceria com a McAfee, oferece soluções poderosas para fortalecer a resiliência cibernética das pequenas empresas, sendo uma ferramenta potente para os profissionais de TI. Ao acessar o site, por exemplo, você confere uma ferramenta gratuita de avaliação de resiliência cibernética, que permite uma verificação abrangente e rápida da capacidade de uma organização detectar, responder e se recuperar de ameaças cibernéticas.

Com resiliência habilitada por IA, criada para um mundo Zero Trust, a Dell oferece recuperação cibernética, backup, recuperação de desastres, retenção em longo prazo e muito mais, para fortalecer os profissionais de TI na missão de proteger todos os dados e aplicativos de seus clientes. Conheça o programa Dell Expert Network e receba soluções de cibersegurança, consultoria dedicada, hub educacional com treinamentos e programa de pontuações, facilidades que podem tornar o seu trabalho como profissional de TI ainda mais eficiente e confiável para as pequenas empresas!

*Este é um conteúdo patrocinado por Dell Technologies.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.