iOS 17: veja 5 novos recursos de segurança para iPhones

2 min de leitura
Imagem de: iOS 17: veja 5 novos recursos de segurança para iPhones
Imagem: Apple/Divulgação

iOS 17 deve ser liberado para os donos de iPhones a partir de setembro de 2023. Entretanto, os novos recursos de segurança e privacidade revelados pela Apple podem ser testados na versão beta do sistema operacional.

Em breve, todos os usuários terão opção de bloquear guias privadas no Safari com Face ID, exclusão automática de códigos de verificação e nova permissão de privacidade de fotos. A seguir, descubra como atua cada funcionalidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Bloqueio de guias do Safari com Face ID

Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

O iOS 17 terá uma opção de bloqueio de guias privadas do Safari usando Face ID. Assim, será necessário realizar a confirmação de identidade sempre que a pessoa fechar o navegador ou bloquear o telefone.

Os usuários poderão adicionar a camada extra de proteção no app “Configurações”. Ao acessar as opções de uso do Safari, basta ativar a função “Exigir Face ID para desbloquear a navegação privada”.

2. Prevenção de rastreamento

Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

O iOS 17 aprimorou a prevenção de rastreadores de anunciantes ao navegar usando o Safari. O próprio sistema operacional irá detectar essas URLs, evitando que elas obtenham o endereço de IP, localização e outros dados do celular.

Para ativar a função, o usuário deve acessar o app “Configurações” e buscar a opção “Avançado”. No menu “Privacidade”, é necessário tocar em “Proteção Avançada de Rastreamento” e escolher entre as opções “Navegação Geral” ou “Navegação Privada”.

3. Exclusão automática de Códigos de Verificação

Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

A Autenticação de Dois Fatores é um meio de proteger os logins de diferentes serviços e, geralmente, os códigos de verificação são enviados via SMS. Então, o iOS 17 tem a opção de excluir automaticamente o número após copiá-lo para o Preenchimento Automático.

Além de evitar confusões, o recurso promete deixar as contas ainda mais seguras. Para habilitar essa opção, o usuário do iPhone deve acessar o app “Configurações”, ir em “Senhas”, tocar em “Opções de Senha” e ativar a função “Limpeza Automática”.

4. Novas permissões de privacidade de fotos

Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

Outra novidade do iOS 17 são as novas permissões de privacidade de fotos da Apple. Uma nova solicitação aparecerá em aplicativos que tiveram acesso ao Fotos por mais de seis meses, permitindo ao usuário limitar ou manter o acesso livre à galeria.

Caso opte pelo acesso limitado, a pessoa poderá escolher as imagens ou vídeos que podem ser compartilhados com o software. Uma forma de evitar que dados confidenciais sejam acessados livremente pelos apps.

5. SMS de “Check In”

Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

O iOS 17 traz um novo e importante recurso de segurança no app Mensagens. Batizado de “Check In”, o iPhone enviará uma mensagem automática para familiares e pessoas de confiança quando o usuário chegar ao destino definido.

Caso detecte mudanças no trajeto até o local indicado, a função também notificará os contatos. Segundo a Apple, as pessoas receberão a localização precisa do usuário, nível de bateria e a última vez que o iPhone foi usado.

Para ativar essa opção, o usuário deve acessar o app Mensagens e abrir a conversa com o contato que deseja enviar a notificação. Em seguida, deve tocar na opção "Mais" no canto superior esquerdo, escolher a função “Check In” e definir as informações de destino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.