Como saber se há uma câmera escondida em sua hospedagem?

2 min de leitura
Imagem de: Como saber se há uma câmera escondida em sua hospedagem?
Imagem: Getty Images/Reprodução

No Instagram e no TikTok, hóspedes encontraram câmera escondida na viagem e esses vídeos tomaram conta da internet. Com isso, cada vez mais viajantes começaram a se sentir inseguros em alugar um quarto e terem as suas estadias vigiadas.

Se você tem suspeitas de que há uma câmera escondida em seu quarto ou em qualquer outro ambiente, é importante saber como encontrar e identificar esses dispositivos. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa!

8 - Faça uma varredura visual

A primeira coisa a fazer é procurar por objetos que possam esconder uma câmera, como livros, quadros, plantas, objetos decorativos e até mesmo fios soltos. Verifique também se há alguma lente visível, já que as câmeras precisam de uma abertura para capturar imagens.

É importante sempre dar uma analisada geral no local antes de se hospedar. (Fonte: Getty Images/Reprodução)É importante sempre dar uma analisada geral no local antes de se hospedar. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

7 - Use um detector de câmeras

Existem dispositivos eletrônicos que podem ajudar a detectar câmeras escondidas. Eles emitem sinais de radiofrequência e podem captar a presença de dispositivos de espionagem, como câmeras, microfones e transmissores.

6 - Verifique as tomadas elétricas

Muitas câmeras escondidas são alimentadas por uma fonte de energia externa, e as tomadas elétricas são um lugar comum para esconder esses dispositivos. Verifique se há algum fio ou adaptador estranho conectado às tomadas, especialmente se você não os reconhece.

4 - Procure por luzes piscando

Além disso, diversos modelos de câmeras possuem luzes indicadoras que piscam quando estão em funcionamento. Portanto, verifique se há luzes estranhas piscando em objetos que normalmente não as possuem, como relógios, detectores de fumaça e até mesmo carregadores de celular.

Luzes escondidas podem indicar o local de uma camêra. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Luzes escondidas podem indicar o local de uma camêra. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

3 - Use um aplicativo de detecção de câmeras

Uma das grandes vantagens da tecnologia é que existem vários aplicativos disponíveis para smartphones que podem ajudar a detectar câmeras escondidas. Esses aplicativos usam a câmera do telefone para detectar reflexos e brilhos que indicam a presença de uma lente de câmera.

2 - Verifique as roupas de cama

Em contrapartida, as câmeras escondidas também podem ser colocadas em roupas de cama, especialmente em hotéis ou locais de hospedagem. Por isso, não deixe de checar lençóis, fronhas e edredons em busca de costuras ou bolsos estranhos que possam esconder uma câmera.

Nas roupas de cama também podem estar câmeras escondidas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Nas roupas de cama também podem estar câmeras escondidas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

1 - Desconecte dispositivos suspeitos

Por último, se você notar um dispositivo suspeito, como um carregador de celular ou um adaptador de tomada, desconecte-o imediatamente e veja se isso afeta o funcionamento de outros dispositivos na sala. Se não afetar, é possível que o dispositivo seja uma câmera escondida.

Embora seja importante ficar atento à presença de câmeras escondidas, é necessário lembrar que a maioria das pessoas não enfrentam esse problema. Se você estiver em uma viagem ou hospedado em um local desconhecido, lembre-se de manter seus pertences seguros e verificar as áreas comuns em busca de câmeras escondidas.

E aí, o que achou das dicas? Tome cuidado com quartos alugados e dê uma boa verificada antes da estadia. Se quer saber mais sobre segurança, vale a pena ler a nossa matéria sobre vazamento de fotos online. Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.