Segurança

Google Authenticator agora permite a sincronização de senhas na nuvem

Além da sincronização da autenticação em dois fatores, Google Authenticator ganhou um novo ícone e promete uma melhor experiência do usuário

24/04/2023, às 14:48

Google Authenticator agora permite a sincronização de senhas na nuvem

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Google Authenticator agora permite a sincronização de senhas na nuvem no tecmundo

Uma atualização do Google Authenticator anunciada nesta segunda-feira (24) permite que os usuários façam backup dos códigos da atualização em dois fatores (2FA) na própria Conta Google. A novidade está disponível tanto no iOS como no Android.

O backup de segurança dos códigos únicos, ou senhas únicas, nas contas é um pedido antigo de quem usava o software. De acordo com a big tech, a atualização foi pedida durante muitos anos, por pessoas que tinham seus dispositivos com o aplicativo instalado roubados ou perdidos.

Sem o celular, o usuário ficava também sem poder acessar qualquer serviço com 2FA vinculado ao aplicativo. "Essa mudança significa que os usuários estão mais protegidos contra bloqueios e que os serviços podem contar com a retenção do acesso pelos usuários, aumentando a conveniência e a segurança", diz o Google.

A autenticação em dois fatores dá mais segurança, ao pedir dois componentes para um acesso.A autenticação em dois fatores dá mais segurança, ao pedir dois componentes para um acesso.

Quem não tem conta Google, ou não quer sincronizá-la ao app, pode continuar usando o autenticador normalmente. O Google Authenticator foi lançado em 2010. Ele oferece, além dos códigos únicos, o gerenciador de senhas. A atualização já está disponível nas lojas de aplicativos.

Junto com a sincronização, o aplicativo ganha um novo ícone. Nas cores do Google, ele deixa de lado a porta de cofre com o "G". Além disso, o programa ficou mais fácil de usar e recebeu um visual mais atrativo.