A importância da inovação das proteções de endpoint

3 min de leitura
Imagem de: A importância da inovação das proteções de endpoint
Imagem: Getty Images

Um dos melhores métodos para o combate de novas ameaças cibernéticas é a atualização constante das técnicas e ferramentas que atuam na defesa de redes e usuários. Nesse contexto, a modernização das organizações é fundamental para uma proteção cada vez mais eficaz.

A Sophos, empresa na qual trabalho e que se destaca como líder mundial em inovação e entrega de cibersegurança como serviço, é um exemplo dessa atualização constante, pois hoje implementa diversas ferramentas com o objetivo de proteger essas possíveis entradas para atacantes, que também podem ser chamadas de endpoints. Prova disso foi seu reconhecimento do Gartner pela 13ª vez consecutiva como principal fornecedor neste segmento - recentemente, a companhia anunciou melhorias em seu portfólio de segurança nessa frente.

segurança(Crédito: Getty Images)

Com uma infraestrutura em nuvem 100% hospedada no Brasil, chamada Sophos Central, a solução cria um único ponto de gerenciamento e armazenamento de informações (o Data Lake) de todas as soluções de segurança cibernética da empresa, além de propiciar a adoção de novas soluções de cibersegurança como serviço para o mercado brasileiro. Uma possibilidade é o MDR (do inglês, Managed Detection and Response), um serviço totalmente gerenciado fornecido por peritos em detecção e resposta a ataques cibernéticos direcionados a computadores, servidores, redes, cargas de trabalho na nuvem, contas de e-mail e mais.

Proteção às ameaças mais sofisticadas

Com base em diversas pesquisas que realizamos, identificamos que o ransomware segue como uma das ameaças cibernéticas mais frequentes e prejudiciais para as organizações. Por isso, os produtos desenvolvidos pela companhia constantemente remediam atividades criminosas em todo o mundo. Neste momento, é fundamental que as empresas não baixem a guarda diante de qualquer diminuição percebida nos ataques e, sim, que fortaleçam ainda mais as defesas pois, atualmente, os ataques estão mais sofisticados e difíceis de serem detectados, exigindo técnicas avançadas de segurança para identificar e se adequar rapidamente à melhor proteção.

Além da proteção ativa e adaptativa contra cibercriminosos, a Sophos implementou melhorias na proteção contra malwares para Linux. Assim, as capacidades de varredura e quarentena de malwares no acesso melhoram a prevenção em tempo real de incidentes de segurança dentro de ambientes operacionais Linux. Adicionados ao Sophos Intercept X Advanced para Servidor, estes novos recursos complementam as funcionalidades disponíveis, incluindo detecção em tempo real e resposta a vazamentos de criptografia, criptomineradores, destruição de dados e explorações do kernel.

Com os novos recursos, a Sophos adicionou a verificação do estado de saúde da conta, que é um monitoramento intuitivo e em tempo real das configurações de segurança e de políticas, com capacidade de retornar automaticamente às condições recomendadas em um único clique, otimizando a postura de segurança e permitindo que as empresas restabeleçam prontamente as melhores práticas de proteção. Essas verificações garantem que os dispositivos executem os componentes de segurança necessários, que as políticas sigam as configurações recomendadas, que a proteção contra violações esteja ativa e que exclusões não criem exposição à superfície de ataque.

Outro ponto de melhoria importante é referente ao agente Zero Trust Network Access (ZTNA) integrado para dispositivos Windows e MacOS. O Sophos Intercept X é uma das únicas soluções de proteção de endpoint com um agente ZTNA modular, e as organizações agora podem estender as defesas para incluir essa solução em todo um sistema sem implementar um agente adicional (mesmo agente para proteção de endpoint, ZTNA e criptografia da máquina).

Os novos recursos garantem um agente mais rápido e leve, reduzindo em 40% o espaço de memória no Windows e o número de processos em mais de 30%, acelerando o desempenho das aplicações, workloads e dispositivos. A Sophos também introduziu uma nova opção de implementação de sensores de detecção e resposta estendida (XDR), que é aproximadamente 80% mais leve do que a opção anterior.

*André Carneiro é senior managing director da Sophos no Brasil

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.