Windows 11: falha em captura de tela permite recuperar dados ocultados

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: falha em captura de tela permite recuperar dados ocultados
Imagem: Microsoft/Divulgação

Uma vulnerabilidade foi descoberta na ferramenta de recorte do Windows 11 que permite a invasores acessarem informações confidenciais em capturas de tela editadas. Mesmo que o usuário tenha editado a captura de tela para ocultar esses dados, a falha permite que um invasor acesse as informações originais cortadas.

Assim como uma vulnerabilidade descoberta nos telefones Pixel do Google, conhecida como aCropalypse, a ferramenta de recorte do Windows 11 não exclui as informações originais do arquivo e apenas as deixa anexadas no final, o que possibilita que um invasor em potencial recupere as informações ocultas do arquivo e veja os dados editados.

Uma correção para a vulnerabilidade deve ser lançada em breve. No entanto, não deve resolver o problema das capturas de tela produzidas anteriormente. Por isso, os usuários devem verificar os arquivos para garantir que informações pessoais não sejam expostas.

Patch Tuesday do Windows 11

O último Patch Tuesday da Microsoft, lançado em 14 de março, corrigiu 83 vulnerabilidades do Windows 11. Foram encontradas nove falhas de segurança críticas que facilitam a execução remota de código, ataques de negação de serviço ou elevação de privilégios, que podem permitir que um invasor controle o sistema à distância ou comprometa os dados armazenados.

Entre elas, a Microsoft corrigiu uma vulnerabilidade crítica de elevação de privilégio no Microsoft Outlook que permitia que e-mails maliciosos forçassem um dispositivo a se conectar a um site externo controlado por hackers, vazando informações do sistema e permitindo que o invasor se autenticasse como a vítima em outros serviços.

A empresa também sanou uma falha no Windows SmartScreen, que permitia que um invasor contornasse as defesas de segurança do sistema, resultando em uma perda limitada de integridade e disponibilidade de recursos de segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.