Globo pede a funcionários que denunciem vídeos piratas do BBB 23

1 min de leitura
Imagem de: Globo pede a funcionários que denunciem vídeos piratas do BBB 23
Imagem: Shutterstock

A Rede Globo está de olho nos perfis que compartilham vídeos do Big Brother Brasil (BBB) 2023 nas redes sociais. Em uma ação de combate à pirataria digital, a emissora solicitou aos funcionários que denunciem o uso indevido das imagens do programa na internet, conforme noticiou o TV Pop nesta terça-feira (24).

Em e-mail enviado aos colaboradores, o departamento de Segurança da Informação do canal explicou que “a pirataria gera várias consequências negativas para o BBB”. Os danos causados pela prática vão além da divulgação de conteúdos sem autorização e da perda do ineditismo, segundo a mensagem.

O texto cita perdas com publicidade relacionadas à atratividade dos produtos compartilhados indevidamente e afirma que a atividade ilegal também afeta o trabalho de todos os colaboradores envolvidos na produção de suas obras. Dessa forma, a emissora começou a remover as imagens do reality show postadas no Twitter e em outras plataformas.

Imagens piratas do BBB nas redes sociais estão sendo excluídas.Imagens piratas do BBB nas redes sociais estão sendo excluídas.Fonte:  Unsplash 

Até mesmo vídeos de edições antigas do BBB e alguns postados por portais que realizam a cobertura da atração estão sendo excluídos após as denúncias. Como era de se esperar, os fãs do programa não reagiram bem às remoções, reclamando que a decisão da Globo afeta diretamente a repercussão do produto nas redes sociais.

Senhas compartilhadas

No e-mail vazado, a Globo também mencionou o compartilhamento de senhas do Globoplay, plataforma de streaming do conglomerado que exibe o programa na internet. O uso de login por terceiros, prática que vem preocupando outras marcas, como a Netflix, é proibido pela empresa.

Para tentar diminuir o problema, a emissora pediu aos colaboradores que denunciem pessoas suspeitas de compartilhar o login do Globoplay. Até mesmo um e-mail foi criado para receber os relatos, de acordo com a publicação, que teve acesso a trechos da mensagem.

É válido lembrar que a política de direitos autorais chegou a ser mais branda no BBB 22. No ano passado, a emissora permitia aos fãs postar trechos de vídeos sem autorização com até um minuto de duração para cada hora do reality, em vez de excluí-los, mas as regras parecem ter mudado na edição atual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.