Loja de hardware Pichau sofre ataque hacker no Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Loja de hardware Pichau sofre ataque hacker no Instagram
Imagem: Pichau
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A loja de hardware Pichau, uma das maiores do segmento no Brasil, teve uma de suas contas no Instagram hackeada na noite de domingo (4). O caso foi revelado pelo próprio e-commerce, que publicou um alerta em todas as suas redes sociais sobre a situação.

No post de aviso, a Pichau diz para os consumidores que a conta "@pichaugaming" foi invadida e poderia ser utilizada para golpes. "Não compre em nenhum link e nenhum Pix informado por lá", ressalta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A loja também ressaltou que o único canal de vendas oficial de hardware da marca é o site oficial, pichau.com.br. Ou seja, a plataforma não realiza vendas diretas por meio de plataformas como os stories do Instagram.

O que aconteceu?

Na manhã desta segunda-feira (5), o perfil Pichau Gaming estava inativo no Instagram. É válido ressaltar que apenas o arroba mencionado foi afetado, com outros canais, incluindo o perfil oficial da loja, seguindo em funcionamento sem interrupções ou violações.

Em nota enviada ao TecMundo, a Pichau forneceu mais detalhes sobre o assunto. Segundo a companhia, em nenhum momento a loja foi afetada e a conta que foi burlada só possui conexão com domínios alternativos, de marcas e blogs do grupo.

"A ação consistiu apenas em redirecionar os domínios http://pichauarena.com.br e http://pichaugaming.com.br para uma página de terceiros, ambos já estão funcionando normalmente. Vale ressaltar que não houve nenhum acesso a hospedagem dos sites ou dados", informa a loja.

"O Instagram @PichauOficial, que é o nosso principal, não foi afetado, apenas o Instagram
@PichauGaming que pertence a nossa marca. Já estamos investigando o ocorrido e providenciando a volta da conta", explica a companhia, ressaltando que o canal oficial de vendas é o site oficial pichau.com.br e que a loja não solicita pagamentos via redes sociais.

Golpes no Instagram

Um dos seguidores da Pichau no Twitter conseguiu capturar uma das imagens utilizadas após o ataque para tentar aplicar golpes nos consumidores. Os hackers utilizaram promoções de hardware falsas para chamar a atenção do público que segue o e-commerce.

TwitterFonte: Twitter/@nechen

Esse tipo de golpe está se tornando cada vez mais comum no Instagram e não afeta apenas contas comerciais, oferecendo perigos para qualquer pessoa na rede social. Após a conta ser hackeada, os golpistas compartilham promoções falsas nos stories, como se o dono estivesse se desfazendo de itens que possui em casa, por exemplo, solicitando pagamentos via Pix.

Além da venda de itens falsa, outro golpe bastante comum que ocorre no Instagram é o "Urubu do Pix". Após a invasão do perfil, o cibercriminoso publica imagens nos stories prometendo multiplicar os ganhos de quem enviar transferências via Pix, o que não acontece, como testado pelo TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.