WhatsApp modificado é uma 'má ideia', afirma CEO do aplicativo

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp modificado é uma 'má ideia', afirma CEO do aplicativo
Imagem: Unsplash

Usar versões modificadas do WhatsApp pode dar acesso a funções ainda não disponíveis no app oficial, mas não se trata de uma boa ideia. Quem garante é o CEO do mensageiro, Will Cathcart, que abordou o assunto em uma série de tweets na segunda-feira (11).

Aparentemente inofensivos, apps como o WhatsApp GB e outros não oficiais são capazes de burlar as garantias de segurança e privacidade oferecidas pela plataforma. Como explica o executivo, a empresa descobriu malware oculto em vários aplicativos disponíveis fora da Play Store, recentemente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Esses aplicativos prometiam novos recursos, mas eram apenas uma farsa para roubar informações pessoais armazenadas nos telefones”, comentou Cathcart, que citou o programa "Hey WhatsApp". De acordo com ele, a equipe de segurança da Meta denunciou a desenvolvedora HeyMods, responsável pelo mensageiro modificado, ao Google.

Depois da denúncia, o Google Play Protect passou a detectar versões falsas do WhatsApp no Android, mesmo que elas tenham sido instaladas anteriormente. Além disso, o executivo informou que a empresa tomará outras medidas legais para responsabilizar os apps modificados pelo roubo de dados.

Alerta de WhatsApp falso

Caso o Play Protect detecte o WhatsApp falso instalado no celular, o usuário receberá a seguinte mensagem: “Este app é falso. Ele pode roubar seus dados pessoais, como informações bancárias e senhas”. Se isso acontecer, a plataforma poderá desativar o mensageiro para proteger o dispositivo.

A recomendação da companhia é usar sempre a versão oficial do WhatsApp, que tem versões para Android, iPhone e KaiOS. É importante ressaltar que o histórico de conversas pode não ser transferido ao mudar de um app falso para o verdadeiro, pois o serviço não tem suporte às plataformas não oficiais.

Além de perder os bate-papos, quem usa o WhatsApp pirata pode ter o número bloqueado temporariamente no serviço e até ser banido em definitivo do mensageiro. No início do ano, a empresa puniu usuários de versões alternativas, impedindo-os de acessar o programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.