O que é WhatsApp GB e como recuperar uma conta banida?

2 min de leitura
Imagem de: O que é WhatsApp GB e como recuperar uma conta banida?
Imagem: Shutterstock

O WhatsApp GB se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nessa segunda-feira (21). Todo o alvoroço foi motivado pela grande quantidade de usuários da versão alternativa do mensageiro, que relataram terem sido banidos da plataforma.

Além do banimento no “WhatsApp pirata”, alguns internautas também afirmaram que seus números de telefone foram bloqueados. Dessa forma, eles não conseguem ter acesso à versão oficial do app de mensagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esta não é a primeira vez que o “WhatsApp alternativo” causa problemas para os usuários — em 2019, por exemplo, muitas contas também foram bloqueadas pelo mesmo motivo. Apesar disso, a solução ainda é bastante procurada, mesmo podendo levar à exclusão permanente do app oficial.

O que é e como funciona o WhatsApp GB?

A presença de recursos extras atrai muitos usuários.A presença de recursos extras atrai muitos usuários.Fonte:  Shutterstock 


Uma das várias versões não oficiais do mensageiro, o WhatsApp GB é um app de mensagens inspirado na plataforma original. Porém, ele conta com mais funções, incluindo a possibilidade de usar duas contas ao mesmo tempo em um único celular.

Disponível somente para Android, o "WhatsApp pirata" também traz respostas automáticas, filtros de mensagem, temas personalizados que alteram todo o visual do app, e não apenas as conversas, e diferentes configurações para o status. A função “não perturbe” é outro dos vários atrativos.

Alguns usuários também utilizam o app por causa de funções que driblam regras de privacidade do WhatsApp, como não exibir o status "online" e visualizar mensagens apagadas de outros usuários.

As ferramentas encontradas no app oficial também podem ser utilizadas normalmente neste app desenvolvido por terceiros. Outro detalhe é que o usuário precisa ter uma conta na plataforma original para levar seu perfil ao serviço alternativo.

Quais os riscos de usar o WhatsApp GB?

As versões alternativas do WhatsApp não são tão seguras.As versões alternativas do WhatsApp não são tão seguras.Fonte:  Shutterstock 

Assim como o download e a instalação de qualquer outro APK, a utilização do WhatsApp GB envolve alguns riscos. Neste caso, os recursos de segurança disponíveis na versão convencional não são ativados.

Sem a criptografia de ponta a ponta, todos os dados do perfil podem ser interceptados por terceiros, inclusive cibercriminosos. Ou seja, as conversas, fotos, vídeos, senhas, arquivos e outras informações ficam comprometidas, havendo a possibilidade de utilizá-las em golpes.

Além disso, o usuário desta e de outras versões não oficiais do WhatsApp correm o risco de serem excluídos permanentemente do mensageiro. De acordo com a empresa, isso acontece se você não mudar para a plataforma oficial após ser banido temporariamente.

Como recuperar WhatsApp banido?

Depois de banido temporariamente, é possível usar novamente o app oficial.Depois de banido temporariamente, é possível usar novamente o app oficial.Fonte:  Unsplash 

Recebeu uma mensagem dizendo algo como “temporariamente banido” no WhatsApp? É provável que você tenha sido bloqueado por usar o WhatsApp GB ou outra versão alternativa. Normalmente, basta aguardar o tempo de banimento expirar.

Em seguida, você poderá recuperar a conta banida temporariamente, desde que concorde em voltar a usar o app oficial. Para tanto, siga estes passos:

  • Aguarde o cronômetro do banimento finalizar;
  • Abra o WhatsApp GB e vá em Mais opções > Conversas > Backup de conversas;
  • Nas configurações do seu celular, toque em “Armazenamento” e depois em “Arquivos”;
  • Procure a pasta “WhatsApp GB”, toque nela e segure para selecioná-la;
  • No canto superior direito, pressione “Mais” e escolha “Renomear”, mudando o nome da pasta para “WhatsApp”;
  • Agora, baixe o app oficial do WhatsApp na Google Play Store ou no site do mensageiro;
  • Abra o WhatsApp, adicione e confirme o seu número de telefone;
  • Na tela seguinte, que exibe o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo;
  • Aguarde o programa carregar as conversas existentes e volte a usar o mensageiro normalmente, lembrando que um novo bloqueio pode ter consequências mais graves.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.