Perfis falsos da Netflix oferecem 'acesso grátis' e aplicam golpes

1 min de leitura
Imagem de: Perfis falsos da Netflix oferecem 'acesso grátis' e aplicam golpes
Imagem: Tada Images/Shutterstock

De acordo com um relatório publicado pelo dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, foram encontrados quase 500 perfis falsos usando nomes de plataformas de streaming no Twitter, Facebook, TikTok e Instagram. A rede de contas aplica golpes nas vítimas e, ao todo, já representa cerca de 654 mil seguidores e 2,5 milhões de curtidas.

Os perfis falsos se passam por diversos serviços de streaming, como a Netflix, Amazon Prime Video e Disney Plus. Assim, os criminosos oferecem "assinaturas gratuitas" aos usuários e roubam as informações pessoais em um site de cadastro falso, além de também disseminarem malwares.

“As mensagens de phishings podem chegar via SMS, aplicativos de mensagem ou e-mail. Ao clicar, a vítima é direcionada para um site falso, onde há um formulário de cadastro para que a vítima receba o código da suposta assinatura grátis. Porém, as informações fornecidas pela vítima nesse falso cadastro serão utilizadas posteriormente para aplicar novos golpes”, disse o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Site de cadastro falso usado em um dos golpesSite de cadastro falso usado em um dos golpesFonte:  PSafe 

Cuidado com perfis falsos

As páginas falsas de cadastros requisitam CPF, endereço, número de telefone e até dados de cartão de crédito. Dessa forma, os criminosos usam os dados para realizar furtos de perfis em redes sociais, empréstimos e clonagem de cartões de crédito. Para não cair em golpes realizados por perfis falsos, Simioni sugere a instalação de um software de segurança.

Entre janeiro a abril deste ano, a dfndr bloqueou o correspondente a um perfil falso por hora.Entre janeiro a abril deste ano, a dfndr bloqueou o correspondente a um perfil falso por hora.Fonte:  PSafe 

A PSafe também destacou algumas dicas de segurança para que os usuários possam ficar alertas:

  • Instale uma solução de segurança em seu dispositivo;
  • Verifique se a página que você está seguindo é oficial e confiável;
  • Evite clicar e compartilhar links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais;
  • Nunca informe dados pessoais em links de procedência duvidosa;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet, principalmente quando se tratar de: supostas promoções, brindes, descontos ou promessas de emprego.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.