Dark web: dados de cartões de 227 mil brasileiros estão à venda

1 min de leitura
Imagem de: Dark web: dados de cartões de 227 mil brasileiros estão à venda
Imagem: PxHere
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma investigação realizada pela NordVPN, fornecedora de serviços de Virtual Private Network, descobriu que dados de cartões de crédito e débito de 227 mil brasileiros estão à venda na dark web, por cerca de US$ 6,54 — cerca de R$ 36 em conversão direta. São 4 milhões de cartões de créditos disponíveis de mais de 140 países diferentes.

Do total, metade pertence a usuários dos Estados Unidos e Austrália, com 1,5 milhão de cartões e 400 mil de cada país, respectivamente. A Mastercard aparece como a bandeira de cartões mais afetada, seguida pela Visa, com 80 mil, e Elo, com mais de 6 mil. De brasileiros, a divisão é de mais de 212 mil cartões de crédito e 11 mil de débito, segundo a publicação.

Informações da investigação demonstram que as informações foram roubadas de um banco de dados e obtidas por “força bruta” — prática onde um computador testa milhares de combinações de números até acertar. A NordVPN, no entanto, disse em seu relatório que hackers inteligentes conseguem reduzir a quantidade de números para adivinhar, podendo realizar um ataque em apenas 6 segundos.

Mastercard foi a bandeira mais afetada (Fonte: PxHere/Reprodução)Mastercard foi a bandeira mais afetada (Fonte: PxHere/Reprodução)Fonte:  PxHere 

Segundo Daniel Barbosa, Security Researcher da Eset Brasil, é frequente a exposição de dados pessoais através de banco de dados. Dessa forma, é essencial adotar estratégias de proteção, como evitar realizar cadastros em sites não confiáveis e deixar apenas os cartões de crédito temporários em sites de compra, por exemplo.

Outra maneira de se prevenir, é acompanhar o extrato dos cartões e criar alertas ao realizar compras e pagamentos com ele. Perante uma movimentação suspeita, avise imediatamente ao banco sobre uma possível fraude. É de responsabilidade também dos bancos investir em infraestrutura de segurança, evitando os ataques.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.