Metaverso: conheça as principais ameaças à identidade digital

1 min de leitura
Imagem de: Metaverso: conheça as principais ameaças à identidade digital
Imagem: Pixabay/Tumisu/Reprodução

O anúncio da mudança de direção no Facebook, ao se transformar Meta, colocou o metaverso no horizonte do futuro da internet e da comunicação. Outras grandes companhias globais, como Fortinite, Microsoft, Roblox, Minecraft, Disney e Nike, apostam no segmento que deve movimentar US$ 800 bilhões até 2024, de acordo com projeção da Bloomberg Intelligence.

Entretanto, apesar do conforto das experiências imersivas, os avatares digitais e as pessoas por trás delas podem ser ameaçados por golpistas e hackers com consequências e danos tanto no mundo virtual quanto no real. Por isso, a Kapersky consolidou informações sobre as principais ameaças dentro do metaverso.

1. Engenharia Social

O metaverso está suscetível a ameaças que são bastante presentes em redes sociais. Uma pesquisa realizada pela Karpersky apontou que 15% dos usuários de aplicativos de namoro foram enganado de alguma forma. Entre os principais golpes aplicados nesse ambiente, estão os esquemas de catfishing e doxing.

2. Sequestros de contas

Cibercriminosos também podem atuar no metaverso. (Fonte: Pixabay/Peter Linforth/Reprodução)Cibercriminosos também podem atuar no metaverso. (Fonte: Pixabay/Peter Linforth/Reprodução)Fonte:  Pixabay/Peter Linforth/Reprodução 

O roubo de identidade virtual pode ser realizado a partir do login com redes sociais e jogos multiplayer. Além dos dados pessoais, os cibercriminosos podem roubar as moedas virtuais e números de cartão de crédito. O avatar digital roubado pode ser usado para aplicar fraudes contra familiares e conhecidos, em golpe semelhante ao realizado no WhatsApp.

3. Violação à privacidade

O compartilhamento de informações pessoais dentro do metaverso, da mesma forma que acontece nas redes sociais, até mesmo de um simples endereço de e-mail ou de telefone, pode ajudar golpistas a violar a privacidade dos usuários.

4. Problemas relacionados à blockchain

O Decentraland, universo virtual lançado em fevereiro de 2020, é baseado na tecnologia Ethereum e, com isso, os avatares digitais são armazenados em blockchain. Assim, devem ser tomados os mesmos cuidados realizados para a proteção de criptocarteiras, como armazenamento seguro de senhas e tokens.

5. Acesso de crianças

Jogos como Roblox mostram como o metaverso pode ser atrativo para crianças. Com isso, cibercriminosos podem se aproveitar da ingenuidade delas no universo virtual. A própria Meta já recebeu a primeira denúncia de abuso sofrido por adultos dentro de seu ambiente digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.